Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38714
Title: Formação docente, currículo e qualidade do ensino.
Other Titles: Teacher training, curriculum and teaching quality.
???metadata.dc.creator???: PONTES, Layane Catarina.
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
Keywords: Currículo;Formação docente;Qualidade de ensino;Disciplina Currículo e Escola - Pedagogia CFP UFCG;Monitoria acadêmica;Curriculum;Teacher training;Teaching quality;Discipline Curriculum and School - Pedagogy CFP UFCG;Academic monitoring
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PONTES, Layane Catarina; AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. Formação docente, currículo e qualidade do ensino. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38714
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo é o registro formal das experiências vivenciadas no Projeto de Monitoria, na disciplina Currículo e Escola, no curso de Pedagogia, no período letivo 2015.2. Teve por objetivo analisar a interlocução entre a formação de professores enquanto seres conscientes de sua atuação na construção de um currículo escolar que tem por finalidade a formação humana, política e social dos educandos. Buscou-se confrontar a formação oferecida aos professores e os desafios inerentes à prática docente nos dias atuais. As múltiplas transformações ocorridas na sociedade, favoreceram considerável ampliação do debate em torno do currículo vigente no âmbito escolar. Mudaram-se as mentalidades, e consequentemente, as maneiras de convivência com o mundo. Quanto ao percurso metodológico este artigo foi sendo construído de modo sistemático nas aulas de Currículo: leituras, discussões e produções textuais permitiram que se chegasse a este resultado final, que ora se apresenta sob a forma de artigo. O estudo realizado vem mostrar que a formação docente altera substancialmente a qualidade do currículo ofertado o qual impacto direto na qualidade do ensino, e portanto, na formação dos estudantes.
Abstract: This article is the formal register of the experiences lived deeply in the Project of Monitoria, in disciplines Resume and School, in the course of Pedagogia, period of learning period 2015.2. It had for objective to analyze the interlocution enters the formation of professors while conscientious beings of its performance in the construction of a pertaining to school resume that has for purpose the formation human being, social politics and of the educandos. One searched to collate the formation offered to the professors and the inherent challenges to the practical professor in the current days. The multiple occured transformations in the society, had favored considerable magnifying of the debate around the effective resume in the pertaining to school scope. The mentalities, and consequentemente, the ways of convivência with the world had been changed. How much to the metodológico passage this article was being constructed in systematic way in the lessons of Resume: literal readings, quarrels and productions had allowed that it was arrived at this final result, that however if presents under the article form. The carried through study it comes to show that the teaching formation substantially modifies the quality of the offered resume which direct impact in the quality of education, and therefore, in the formation of the students.
Keywords: Currículo
Formação docente
Qualidade de ensino
Disciplina Currículo e Escola - Pedagogia CFP UFCG
Monitoria acadêmica
Curriculum
Teacher training
Teaching quality
Discipline Curriculum and School - Pedagogy CFP UFCG
Academic monitoring
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38714
Appears in Collections:2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Docente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORMAÇÃO DOCENTE, CURRÍCULO E QUALIDADE DO ENSINO - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdfFormação docente, currículo e qualidade do ensino. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016230.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.