Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38712
Title: Contribuições da monitoria em psicologia da educação para a formação de profissionais de enfermagem.
Other Titles: Contributions of monitoring in educational psychology for the training of nursing professionals.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Luiz Henrique da.
SANTOS, Sofia Dionizio.
Keywords: Monitoria em psicologia;Psicologia - monitoria;Educação em Enfermagem;Psicologia educacional;Relato de experiência;Psicologia da Educação;Psychology tutoring;Psychology - tutoring;Nursing Education;Educational Psychology;Experience report;Educational Psychology
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Luiz Henrique da; SANTOS, Sofia Dionizio. Contribuições da monitoria em psicologia da educação para a formação de profissionais de enfermagem. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38712
???metadata.dc.description.resumo???: A monitoria acadêmica é um programa que possui amplo espectro de benefícios, tanto para o aluno-monitor como para os discentes da disciplina específica, e servindo ao fortalecimento da relação entre discente e docente e, consequentemente, ampliando a construção de conhecimentos através do processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é destacar, por meio de um relato de experiência, as contribuições da Psicologia da Educação através do programa de monitoria para a formação acadêmica de graduandos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras. O relato de experiência refere-se à monitoria da disciplina Psicologia da Educação, no período de fevereiro a maio de 2016, quando foram disponibilizadas semanalmente, pelo aluno monitor, 12 horas para exercício das atividades relacionadas à monitoria. De acordo com a proximidade das atividades avaliativas, havia consequente aumento da procura pelo monitor, principalmente, para elaboração do trabalho final da disciplina, uma proposta de projeto de educação em saúde. O trabalho de monitoria cumpriu com a função de prestar auxílio aos alunos da disciplina, diante de suas dúvidas e dificuldades encontradas ou expressadas no decorrer do período letivo. Todas as atividades solicitadas pela professorada disciplina foram acompanhadas de perto pelo monitor, além de elaboração, pelo próprio monitor, de um exercício teórico que pode servir para as próximas turmas da disciplina. Vale ressaltar que assim como outros componentes curriculares presentes no curso de Enfermagem, a Psicologia da Educação é de vital importância, pois proporciona a possibilidade de aprofundamento em temas relacionados ao comportamento humano, além de orientar a formação do enfermeiro como educador.
Keywords: Monitoria em psicologia
Psicologia - monitoria
Educação em Enfermagem
Psicologia educacional
Relato de experiência
Psicologia da Educação
Psychology tutoring
Psychology - tutoring
Nursing Education
Educational Psychology
Experience report
Educational Psychology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38712
Appears in Collections:2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Docente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdfContribuições da monitoria em psicologia da educação para a formação de profissionais de enfermagem. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016428.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.