Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38712
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA monitoria acadêmica é um programa que possui amplo espectro de benefícios, tanto para o aluno-monitor como para os discentes da disciplina específica, e servindo ao fortalecimento da relação entre discente e docente e, consequentemente, ampliando a construção de conhecimentos através do processo ensino-aprendizagem. O objetivo deste trabalho é destacar, por meio de um relato de experiência, as contribuições da Psicologia da Educação através do programa de monitoria para a formação acadêmica de graduandos do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras. O relato de experiência refere-se à monitoria da disciplina Psicologia da Educação, no período de fevereiro a maio de 2016, quando foram disponibilizadas semanalmente, pelo aluno monitor, 12 horas para exercício das atividades relacionadas à monitoria. De acordo com a proximidade das atividades avaliativas, havia consequente aumento da procura pelo monitor, principalmente, para elaboração do trabalho final da disciplina, uma proposta de projeto de educação em saúde. O trabalho de monitoria cumpriu com a função de prestar auxílio aos alunos da disciplina, diante de suas dúvidas e dificuldades encontradas ou expressadas no decorrer do período letivo. Todas as atividades solicitadas pela professorada disciplina foram acompanhadas de perto pelo monitor, além de elaboração, pelo próprio monitor, de um exercício teórico que pode servir para as próximas turmas da disciplina. Vale ressaltar que assim como outros componentes curriculares presentes no curso de Enfermagem, a Psicologia da Educação é de vital importância, pois proporciona a possibilidade de aprofundamento em temas relacionados ao comportamento humano, além de orientar a formação do enfermeiro como educador.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleContribuições da monitoria em psicologia da educação para a formação de profissionais de enfermagem.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38712-
dc.date.accessioned2024-10-25T17:27:21Z-
dc.date.available2024-10-25-
dc.date.available2024-10-25T17:27:21Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMonitoria em psicologiapt_BR
dc.subjectPsicologia - monitoriapt_BR
dc.subjectEducação em Enfermagempt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_BR
dc.subjectPsychology tutoringpt_BR
dc.subjectPsychology - tutoringpt_BR
dc.subjectNursing Educationpt_BR
dc.subjectEducational Psychologypt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectEducational Psychologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Luiz Henrique da.-
dc.creatorSANTOS, Sofia Dionizio.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeContributions of monitoring in educational psychology for the training of nursing professionals.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Luiz Henrique da; SANTOS, Sofia Dionizio. Contribuições da monitoria em psicologia da educação para a formação de profissionais de enfermagem. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38712pt_BR
Appears in Collections:2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Docente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdfContribuições da monitoria em psicologia da educação para a formação de profissionais de enfermagem. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016428.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.