Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38710
Title: Avaliação da aprendizagem de discentes assistidos pela monitoria de imunologia do curso de enfermagem.
Other Titles: Assessment of learning of students assisted by immunology monitoring in the nursing course.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Maria Danielly Benício de.
SILVA, Pedro Juliano da.
AUGUSTO FILHO, Tadeu.
ASSIS, Luciana Moura de.
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Monitoria;Sistema imunológico;Disciplina Imunologia - Enfermagem - CFP UFCG;Formação docente;Enfermagem - monitoria;Assessment of learning;Monitoring;Immune system;Immunology - Nursing - CFP UFCG;Teacher training;Nursing - monitoring
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Maria Danielly Benício de; SILVA, Pedro Juliano da; AUGUSTO FILHO, Tadeu; ASSIS, Luciana Moura de. Avaliação da aprendizagem de discentes assistidos pela monitoria de imunologia do curso de enfermagem. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38710
???metadata.dc.description.resumo???: A monitoria é uma modalidade de ensino e aprendizagem que contribui para a formação dos alunos de graduação. Sendo a monitoria de Imunologia uma ferramenta que pode contribuir na apreensão do conhecimento, objetivou-se avaliar a aprendizagem dos discentes do Curso de Enfermagem acerca dos conteúdos ministrados na disciplina Imunologia. Trata-se de um estudo de característica descritiva e quantitativa, realizada na Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras–PB, no período letivo de 2015.2. A amostra (62) foi composta pelos alunos do quarto ao sexto período de Enfermagem que atenderam aos critérios de inclusão e exclusão. Os dados foram coletados através de um questionário semi-estruturado, abordando dados sociodemográficos, dos conteúdos de Imunologia e sobre a monitoria dessa disciplina.Dos 62 participantes, com idade média de 22,6 (± 3,56) anos, a maioria era mulheres (79%), solteiros (85,5%), sem filho (97%), de cor da pele parda (55%) e cursava o quinto período de Enfermagem (47%). Dos três períodos avaliados, os discentes do quarto (50%) e sexto (60%) períodos foram os que apresentaram um melhor desempenho, sendo este considerado bom (6-8 pontos); seguido pelo quinto período que teve a maioria (44,4%) dos alunos com desempenho regular (3-4 pontos). Todos os alunos do quarto período relataram ter participado da monitoria, seguido por (86,2%) do quinto e (80%) do sexto.De todos os entrevistados, 98,4% consideraram importante ter monitor na disciplina de Imunologia. As avaliações dos discentes de Enfermagem revelam que estes veem a monitoria como uma forma efetiva de contribuição para a resolução de dúvidas concernentes aos conteúdos ministrados na disciplina.O presente estudo evidencia claramente uma forte tendência da influência da monitoria no bom desempenho dos alunos em Imunologia.
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Monitoria
Sistema imunológico
Disciplina Imunologia - Enfermagem - CFP UFCG
Formação docente
Enfermagem - monitoria
Assessment of learning
Monitoring
Immune system
Immunology - Nursing - CFP UFCG
Teacher training
Nursing - monitoring
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38710
Appears in Collections:2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Docente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE DISCENTES ASSISTIDOS - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdfAvaliação da aprendizagem de discentes assistidos pela monitoria de imunologia do curso de enfermagem. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016423.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.