Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38704
Title: Realidade encontrada pelos professores de Geografia em início de carreira no contexto pós-ensino remoto: da iniciação docente à construção do conhecimento geográfico escolar.
Other Titles: Reality encountered by Geography teachers at the beginning of their careers in the post-remote teaching context: from teaching initiation to the construction of school geographic knowledge.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Francisca Rita de Cassia Felipe de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ESMERALDO, Cícera Cecília.
Keywords: Início da docência;Geografia escolar;Professor de Geografia;Geografia - Construção de conhecimento;Beginning of teaching;School geography;Geography teacher;Geography - Construction of knowledge
Issue Date: 11-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Francisca Rita de Cassia Felipe de. Realidade encontrada pelos professores de Geografia em início de carreira no contexto pós-ensino remoto: da iniciação docente à construção do conhecimento geográfico escolar. 2024. 575f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho está inserido nas temáticas a respeito da iniciação à docência dos professores de Geografia no contexto pós-ensino remoto. Esta pesquisa é fruto de investigações realizadas com o intuito de compreender os principais desafios encontrados pelos docentes de Geografia que iniciaram as suas práticas imersas em um contexto de retorno ao ensino presencial. Com o objetivo de maior compreensão a respeito do que foi experienciado por esses profissionais, por meio de entrevistas semiestruturadas, utilizamos dados primários, o que nos possibilitou o estudo de caso, de modo a analisar qualitativamente os dados encontrados. Ao longo do trabalho visamos entender a importância do início da atividade profissional para o professor de Geografia; analisar as consequências da vivência dessa fase no pós-ensino remoto no tocante à modelagem da identidade docente; compreender a escola como um espaço de construção do conhecimento geográfico e averiguar as dificuldades, bem como as expectativas desses profissionais. Percebe-se que o processo de aprender a ensinar só se efetiva na sala de aula e que a modelagem da identidade profissional desses interlocutores foi formada partindo do contexto social em que estão inseridos, isto é, considerando as investidas para a precarização e desprofissionalização do exercício docente.
Abstract: This paper is inserted in the themes related to the initiation to the teaching of Geography teachers in the post-remote teaching context. This research is the result of investigations carried out with the aim of understanding the main challenges faced by Geography teachers who began their practices immersed in a context of returning to presential teaching. In order to obtain a better understanding of what was experienced by these professionals, we used semi-structured interviews with primary data, allowing us to conduct a qualitative case study to analyze the data found. Throughout the paper, we aim to understand the importance of the beginning of the professional activity for the Geography teacher; analyze the consequences of the experience of this phase in the remote post-teaching with regard to the modeling of teacher identity; understand the school as a space for the construction of geographic knowledge and ascertain the difficulties, as well as the expectations of these professionals. It is evident that the process of learning to teach only becomes effective in the classroom, and the shaping of the professional identity of these interlocutors was formed based on the social context in which they are embedded, that is, considering the efforts towards the precariousness and deprofessionalization of teaching practice.
Keywords: Início da docência
Geografia escolar
Professor de Geografia
Geografia - Construção de conhecimento
Beginning of teaching
School geography
Geography teacher
Geography - Construction of knowledge
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38704
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCA RITA DE CASSIA FELIPE DE SOUSA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2024.pdfFrancisca Rita de Cassia Felipe de Sousa. Monografia Geografia. CFP 2024.756.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.