Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38700
Title: | A monitoria como ferramenta de aprendizagem: relato de experiência. |
Other Titles: | Monitoring as a learning tool: experience report. |
???metadata.dc.creator???: | MORAES, Nayanne Duarte de. ASSIS, Luciana Moura de. |
Keywords: | Monitoria acadêmica;Ferramenta de aprendizagem - monitoria;Relato de experiência;Formação docente - monitoria;Projeto Práticas Interdisciplinares no Exercício da Monitoria na Medicina - CFP UFCG;Curso de Medicina - CFP UFCG;Disciplina Imunologia - CFP UFCG;Academic monitoring;Learning tool - monitoring;Experience report;Teacher training - monitoring;Project Interdisciplinary Practices in the Exercise of Monitoring in Medicine - CFP UFCG;Medicine Course - CFP UFCG;Immunology Discipline - CFP UFCG |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MORAES, Nayanne Duarte de; ASSIS, Luciana Moura de. A monitoria como ferramenta de aprendizagem: relato de experiência. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38700 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente artigo visa demonstrar a importância do Projeto de Monitoria no auxílio ao aprendizado dos alunos, tanto dos monitorados quanto dos próprios monitores. O relato realizou-se com base na vivência do Projeto "Práticas Interdisciplinares no Exercício da Monitoria na Medicina", na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras, no ano letivo de 2015. A disciplina específica dessa Monitoria foi a Imunologia do Módulo "Agentes Agressores e Mecanismos de Defesa II", do Curso de Medicina. Dentre as atividades realizadas pelos monitores é possível citar a apresentação de seminários, a participação em bancas avaliadoras de seminários apresentados pelos alunos monitorados, além da elaboração de trabalhos pertinentes à disciplina. Cada uma dessas atividades teve sua importância avaliada com base em referenciais teóricos e todas se mostraram extremamente relevantes para o processo ensino-aprendizagem dos alunos, além de auxiliar num possível despertar para a docência dos monitores e estimular habilidades como organização, sistematização, disciplina, imparcialidade e oratória. Dessa forma, confirma-se a grande utilidade do Projeto de Monitoria no aprimoramento da formação integrada dos alunos monitores na Universidade e na preparação da autonomia Profissional. |
Keywords: | Monitoria acadêmica Ferramenta de aprendizagem - monitoria Relato de experiência Formação docente - monitoria Projeto Práticas Interdisciplinares no Exercício da Monitoria na Medicina - CFP UFCG Curso de Medicina - CFP UFCG Disciplina Imunologia - CFP UFCG Academic monitoring Learning tool - monitoring Experience report Teacher training - monitoring Project Interdisciplinary Practices in the Exercise of Monitoring in Medicine - CFP UFCG Medicine Course - CFP UFCG Immunology Discipline - CFP UFCG |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38700 |
Appears in Collections: | 2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Docente - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A MONITORIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdf | A monitoria como ferramenta de aprendizagem: relato de experiência. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016. | 219.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.