Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38700
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente artigo visa demonstrar a importância do Projeto de Monitoria no auxílio ao aprendizado dos alunos, tanto dos monitorados quanto dos próprios monitores. O relato realizou-se com base na vivência do Projeto "Práticas Interdisciplinares no Exercício da Monitoria na Medicina", na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras, no ano letivo de 2015. A disciplina específica dessa Monitoria foi a Imunologia do Módulo "Agentes Agressores e Mecanismos de Defesa II", do Curso de Medicina. Dentre as atividades realizadas pelos monitores é possível citar a apresentação de seminários, a participação em bancas avaliadoras de seminários apresentados pelos alunos monitorados, além da elaboração de trabalhos pertinentes à disciplina. Cada uma dessas atividades teve sua importância avaliada com base em referenciais teóricos e todas se mostraram extremamente relevantes para o processo ensino-aprendizagem dos alunos, além de auxiliar num possível despertar para a docência dos monitores e estimular habilidades como organização, sistematização, disciplina, imparcialidade e oratória. Dessa forma, confirma-se a grande utilidade do Projeto de Monitoria no aprimoramento da formação integrada dos alunos monitores na Universidade e na preparação da autonomia Profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleA monitoria como ferramenta de aprendizagem: relato de experiência.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38700-
dc.date.accessioned2024-10-24T18:24:39Z-
dc.date.available2024-10-24-
dc.date.available2024-10-24T18:24:39Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMonitoria acadêmicapt_BR
dc.subjectFerramenta de aprendizagem - monitoriapt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectFormação docente - monitoriapt_BR
dc.subjectProjeto Práticas Interdisciplinares no Exercício da Monitoria na Medicina - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectCurso de Medicina - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectDisciplina Imunologia - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectAcademic monitoringpt_BR
dc.subjectLearning tool - monitoringpt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectTeacher training - monitoringpt_BR
dc.subjectProject Interdisciplinary Practices in the Exercise of Monitoring in Medicine - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectMedicine Course - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectImmunology Discipline - CFP UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMORAES, Nayanne Duarte de.-
dc.creatorASSIS, Luciana Moura de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMonitoring as a learning tool: experience report.pt_BR
dc.identifier.citationMORAES, Nayanne Duarte de; ASSIS, Luciana Moura de. A monitoria como ferramenta de aprendizagem: relato de experiência. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38700pt_BR
Appears in Collections:2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Docente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A MONITORIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdfA monitoria como ferramenta de aprendizagem: relato de experiência. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016.219.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.