Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38700
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O presente artigo visa demonstrar a importância do Projeto de Monitoria no auxílio ao aprendizado dos alunos, tanto dos monitorados quanto dos próprios monitores. O relato realizou-se com base na vivência do Projeto "Práticas Interdisciplinares no Exercício da Monitoria na Medicina", na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras, no ano letivo de 2015. A disciplina específica dessa Monitoria foi a Imunologia do Módulo "Agentes Agressores e Mecanismos de Defesa II", do Curso de Medicina. Dentre as atividades realizadas pelos monitores é possível citar a apresentação de seminários, a participação em bancas avaliadoras de seminários apresentados pelos alunos monitorados, além da elaboração de trabalhos pertinentes à disciplina. Cada uma dessas atividades teve sua importância avaliada com base em referenciais teóricos e todas se mostraram extremamente relevantes para o processo ensino-aprendizagem dos alunos, além de auxiliar num possível despertar para a docência dos monitores e estimular habilidades como organização, sistematização, disciplina, imparcialidade e oratória. Dessa forma, confirma-se a grande utilidade do Projeto de Monitoria no aprimoramento da formação integrada dos alunos monitores na Universidade e na preparação da autonomia Profissional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | A monitoria como ferramenta de aprendizagem: relato de experiência. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38700 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-24T18:24:39Z | - |
dc.date.available | 2024-10-24 | - |
dc.date.available | 2024-10-24T18:24:39Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Monitoria acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta de aprendizagem - monitoria | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
dc.subject | Formação docente - monitoria | pt_BR |
dc.subject | Projeto Práticas Interdisciplinares no Exercício da Monitoria na Medicina - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Curso de Medicina - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Disciplina Imunologia - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Academic monitoring | pt_BR |
dc.subject | Learning tool - monitoring | pt_BR |
dc.subject | Experience report | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - monitoring | pt_BR |
dc.subject | Project Interdisciplinary Practices in the Exercise of Monitoring in Medicine - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Medicine Course - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Immunology Discipline - CFP UFCG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MORAES, Nayanne Duarte de. | - |
dc.creator | ASSIS, Luciana Moura de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Monitoring as a learning tool: experience report. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MORAES, Nayanne Duarte de; ASSIS, Luciana Moura de. A monitoria como ferramenta de aprendizagem: relato de experiência. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DODISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação dodiscente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38700 | pt_BR |
Appears in Collections: | 2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Docente - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A MONITORIA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdf | A monitoria como ferramenta de aprendizagem: relato de experiência. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016. | 219.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.