Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38693
Title: | A importância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem: relato de experiências. |
Other Titles: | The importance of monitoring in the teaching-learning process: experience report. |
???metadata.dc.creator???: | ALENCAR, Larissa Araújo. GUERRA, Juciany de Sousa. PEREIRA, Maria do Socorro. |
Keywords: | Relato de experiência;Monitoria;Ensino superior - monitoria;Curso de Ciências Biológicas - CFP UFCG;Programa de Monitoria de Botânica Criptogâmica - CFP UFCG;Ensino de Botânica;Botânica - monitoria - CFP UFCG;Formação docente - Botânica;Experience report;Monitoring;Higher education - monitoring;Biological Sciences Course - CFP UFCG;Monitoring Program in Cryptogamic Botany - CFP UFCG;Botany Teaching;Botany - monitoring - CFP UFCG;Teacher training - Botany |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALENCAR, Larissa Araújo; GUERRA, Juciany de Sousa; PEREIRA, Maria do Socorro. A importância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem: relato de experiências. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DO DISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação do discente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38693 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A monitoria proporciona um trabalho interdisciplinar, no qual possibilita a articulação entre a teoria e a prática, bem como a relação de cooperação entre os professores e monitores. No qual, reflete todo o processo de ensino, uma vez que atua na formação da carreira universitária, melhorando o ensino de graduação. Dessa forma, esse trabalho por objetivo apresentar de forma reflexiva as atividades desenvolvidas durante o programa de monitoria de Botânica Criptogâmica do curso de Ciências Biológicas, enquanto contexto de formação e desenvolvimento dos discentes envolvidos, bem como apresentar e analisar as percepções dos alunos da referida disciplina acerca da monitoria. A metodologia utilizada para sua realização consiste em um relato de experiência de natureza qualitativa, realizado com base nas experiências das monitoras da disciplina de Botânica que desenvolveram suas atividades didático-pedagógicas, por meio de atividade extraclasse e aulas práticas. Ao seu termino de tal vivencia e experiência, foram sujeitas à avaliação feita pelos alunos da referida disciplina por meio de um questionário. Os resultados mostraram que a importância da monitoria precisa ser mais trabalhada entre os discentes, uma vez que ao perguntar para quem é importante, 81,25% dos alunos responderam que é importante para o aluno que cursa a disciplina e 18,75% responderam para o aluno e monitor. E quanto à presença do monitor nas aulas práticas 75% afirmaram que a presença do monitor é importante e 25% acredita que não é necessário a presença do monitor. O programa de Monitoria Acadêmica oferece suporte aos estudantes d curso de graduação, proporcionando a oportunidade como experiência e introduzindo o discente ao futuro da docência. |
Keywords: | Relato de experiência Monitoria Ensino superior - monitoria Curso de Ciências Biológicas - CFP UFCG Programa de Monitoria de Botânica Criptogâmica - CFP UFCG Ensino de Botânica Botânica - monitoria - CFP UFCG Formação docente - Botânica Experience report Monitoring Higher education - monitoring Biological Sciences Course - CFP UFCG Monitoring Program in Cryptogamic Botany - CFP UFCG Botany Teaching Botany - monitoring - CFP UFCG Teacher training - Botany |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38693 |
Appears in Collections: | 2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Docente - Comunicações Orais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdf | A importância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem: relato de experiências. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016 | 295.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.