Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38693
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA monitoria proporciona um trabalho interdisciplinar, no qual possibilita a articulação entre a teoria e a prática, bem como a relação de cooperação entre os professores e monitores. No qual, reflete todo o processo de ensino, uma vez que atua na formação da carreira universitária, melhorando o ensino de graduação. Dessa forma, esse trabalho por objetivo apresentar de forma reflexiva as atividades desenvolvidas durante o programa de monitoria de Botânica Criptogâmica do curso de Ciências Biológicas, enquanto contexto de formação e desenvolvimento dos discentes envolvidos, bem como apresentar e analisar as percepções dos alunos da referida disciplina acerca da monitoria. A metodologia utilizada para sua realização consiste em um relato de experiência de natureza qualitativa, realizado com base nas experiências das monitoras da disciplina de Botânica que desenvolveram suas atividades didático-pedagógicas, por meio de atividade extraclasse e aulas práticas. Ao seu termino de tal vivencia e experiência, foram sujeitas à avaliação feita pelos alunos da referida disciplina por meio de um questionário. Os resultados mostraram que a importância da monitoria precisa ser mais trabalhada entre os discentes, uma vez que ao perguntar para quem é importante, 81,25% dos alunos responderam que é importante para o aluno que cursa a disciplina e 18,75% responderam para o aluno e monitor. E quanto à presença do monitor nas aulas práticas 75% afirmaram que a presença do monitor é importante e 25% acredita que não é necessário a presença do monitor. O programa de Monitoria Acadêmica oferece suporte aos estudantes d curso de graduação, proporcionando a oportunidade como experiência e introduzindo o discente ao futuro da docência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titleA importância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem: relato de experiências.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38693-
dc.date.accessioned2024-10-24T18:03:06Z-
dc.date.available2024-10-24-
dc.date.available2024-10-24T18:03:06Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectMonitoriapt_BR
dc.subjectEnsino superior - monitoriapt_BR
dc.subjectCurso de Ciências Biológicas - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectPrograma de Monitoria de Botânica Criptogâmica - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectEnsino de Botânicapt_BR
dc.subjectBotânica - monitoria - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectFormação docente - Botânicapt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectMonitoringpt_BR
dc.subjectHigher education - monitoringpt_BR
dc.subjectBiological Sciences Course - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectMonitoring Program in Cryptogamic Botany - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectBotany Teachingpt_BR
dc.subjectBotany - monitoring - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectTeacher training - Botanypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALENCAR, Larissa Araújo.-
dc.creatorGUERRA, Juciany de Sousa.-
dc.creatorPEREIRA, Maria do Socorro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of monitoring in the teaching-learning process: experience report.pt_BR
dc.identifier.citationALENCAR, Larissa Araújo; GUERRA, Juciany de Sousa; PEREIRA, Maria do Socorro. A importância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem: relato de experiências. In: II ENCONTRO DE MONITORIA DO CFP/UFCG: AVALIAÇÃO E PERSPECTIVAS DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DO DISCENTE. Eixo Temático 01 - Formação do discente - Comunicação Oral. Cajazeiras - PB, 2., 2016. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38693pt_BR
Appears in Collections:2º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG 2016 - Eixo Temático 1 - Formação Docente - Comunicações Orais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM - II ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2016.pdfA importância da monitoria no processo de ensino-aprendizagem: relato de experiências. - II Encontro de Monitoria CFP UFCG 2016295.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.