Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38684
Title: | Jean Piaget e a formação docente. |
Other Titles: | Jean Piaget and teacher training. |
???metadata.dc.creator???: | FERREIRA, Ruttany de Souza Alves. SOARES, Emanuela da Silva. SOUZA, Regiane. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | GALVÃO, Lilian K. de S. |
???metadata.dc.contributor.advisor2???: | FREITAS, Rômulo. |
Keywords: | Formação docente;Jean Piaget;Cognição;Teoria Piagetiana;Desenvolvimento cognitivo;Prática docente;Minicurso;Teacher training;Cognition;Piagetian theory;Cognitive development;Teaching practice;Mini-course |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | FERREIRA, Ruttany de Souza Alves; SOARES, Emanuela da Silva; SOUZA, Regiane; GALVÃO, Lilian K. de S; FREITAS, Rômulo. Jean Piaget e a formação docente. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38684 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho tem como objetivo discutir acerca das contribuições da teoria piagetiana para a prática docente. Piaget sistematizou sua teoria sobre o desenvolvimento cognitivo do nascimento à adolescência, dividindo-a em quatro estágios: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Em cada uma dessas fases, o raciocínio humano evolui construindo esquemas mentais, através dos processos de assimilação, acomodação e equilibração, passando de uma forma mais simples de pensar para outra melhor elaborada. Piaget não oferece um modelo de como ensinar, mas permite ao docente compreender como as crianças e os adolescentes aprendem. Sua teoria é epistemológica genética, aplicá-la na educação significa priorizar os estímulos à ascensão da forma de raciocinar dos alunos, criando oportunidades inquietantes em busca da reequilibração, que significa a compreensão de algo novo. O legado deixado por Piaget é uma fonte de inspiração para um tipo de prática docente que pode modificar significativamente os objetivos e procedimentos educacionais. |
Keywords: | Formação docente Jean Piaget Cognição Teoria Piagetiana Desenvolvimento cognitivo Prática docente Minicurso Teacher training Cognition Piagetian theory Cognitive development Teaching practice Mini-course |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38684 |
Appears in Collections: | 1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Minicursos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JEAN PIAGET E A FORMAÇÃO DOCENTE - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdf | Jean Piaget e a formação docente. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009 | 476.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.