Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38684
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | GALVÃO, Lilian K. de S. | - |
dc.contributor.advisor2 | FREITAS, Rômulo. | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo discutir acerca das contribuições da teoria piagetiana para a prática docente. Piaget sistematizou sua teoria sobre o desenvolvimento cognitivo do nascimento à adolescência, dividindo-a em quatro estágios: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Em cada uma dessas fases, o raciocínio humano evolui construindo esquemas mentais, através dos processos de assimilação, acomodação e equilibração, passando de uma forma mais simples de pensar para outra melhor elaborada. Piaget não oferece um modelo de como ensinar, mas permite ao docente compreender como as crianças e os adolescentes aprendem. Sua teoria é epistemológica genética, aplicá-la na educação significa priorizar os estímulos à ascensão da forma de raciocinar dos alunos, criando oportunidades inquietantes em busca da reequilibração, que significa a compreensão de algo novo. O legado deixado por Piaget é uma fonte de inspiração para um tipo de prática docente que pode modificar significativamente os objetivos e procedimentos educacionais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Jean Piaget e a formação docente. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38684 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T18:08:25Z | - |
dc.date.available | 2024-10-23 | - |
dc.date.available | 2024-10-23T18:08:25Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Jean Piaget | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Teoria Piagetiana | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Minicurso | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Cognition | pt_BR |
dc.subject | Piagetian theory | pt_BR |
dc.subject | Cognitive development | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | pt_BR |
dc.subject | Mini-course | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FERREIRA, Ruttany de Souza Alves. | - |
dc.creator | SOARES, Emanuela da Silva. | - |
dc.creator | SOUZA, Regiane. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Jean Piaget and teacher training. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Ruttany de Souza Alves; SOARES, Emanuela da Silva; SOUZA, Regiane; GALVÃO, Lilian K. de S; FREITAS, Rômulo. Jean Piaget e a formação docente. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38684 | pt_BR |
Appears in Collections: | 1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Minicursos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JEAN PIAGET E A FORMAÇÃO DOCENTE - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdf | Jean Piaget e a formação docente. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009 | 476.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.