Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38684
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1GALVÃO, Lilian K. de S.-
dc.contributor.advisor2FREITAS, Rômulo.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo discutir acerca das contribuições da teoria piagetiana para a prática docente. Piaget sistematizou sua teoria sobre o desenvolvimento cognitivo do nascimento à adolescência, dividindo-a em quatro estágios: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Em cada uma dessas fases, o raciocínio humano evolui construindo esquemas mentais, através dos processos de assimilação, acomodação e equilibração, passando de uma forma mais simples de pensar para outra melhor elaborada. Piaget não oferece um modelo de como ensinar, mas permite ao docente compreender como as crianças e os adolescentes aprendem. Sua teoria é epistemológica genética, aplicá-la na educação significa priorizar os estímulos à ascensão da forma de raciocinar dos alunos, criando oportunidades inquietantes em busca da reequilibração, que significa a compreensão de algo novo. O legado deixado por Piaget é uma fonte de inspiração para um tipo de prática docente que pode modificar significativamente os objetivos e procedimentos educacionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleJean Piaget e a formação docente.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38684-
dc.date.accessioned2024-10-23T18:08:25Z-
dc.date.available2024-10-23-
dc.date.available2024-10-23T18:08:25Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectJean Piagetpt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectTeoria Piagetianapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectMinicursopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectCognitionpt_BR
dc.subjectPiagetian theorypt_BR
dc.subjectCognitive developmentpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectMini-coursept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Ruttany de Souza Alves.-
dc.creatorSOARES, Emanuela da Silva.-
dc.creatorSOUZA, Regiane.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeJean Piaget and teacher training.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Ruttany de Souza Alves; SOARES, Emanuela da Silva; SOUZA, Regiane; GALVÃO, Lilian K. de S; FREITAS, Rômulo. Jean Piaget e a formação docente. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38684pt_BR
Appears in Collections:1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Minicursos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEAN PIAGET E A FORMAÇÃO DOCENTE - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdfJean Piaget e a formação docente. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009476.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.