Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38682
Title: | Ensino de história: teoria e prática. |
Other Titles: | Teaching history: theory and practice. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Janice Correa da. CEZÁRIO, Danilo de Sousa. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | FORTUNATO, Maria Lucinete. |
Keywords: | Ensino de História do Brasil;História do Brasil - ensino;Monitoria - História - CFP UFCG;Disciplina Teoria da História I - CFP UFCG;Disciplina Teoria do Ensino de História I - CFP UFCG;Teaching Brazilian History;History of Brazil - teaching;Monitoring - History - CFP UFCG;Discipline Theory of History I - CFP UFCG;Discipline Theory of Teaching History I - CFP UFCG |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Janice Correa da; CEZÁRIO, Danilo de Sousa; FORTUNATO, Maria Lucinete. Ensino de história: teoria e prática. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Minicursos [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38682 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho pretende discutir o ensino de História no Brasil e as implicações políticas e epistemológicas que o envolve, bem como a influência das escolas históricas no ensino desta mesma disciplina. Abordamos este tema, tomando por base a nossa prática na monitoria das disciplinas “Teoria da História I” e “Teoria do Ensino de História” e em virtude da necessidade de problematizar e apreender as transformações pelas quais o saber histórico e consequentemente o ensino de história vem passando nos últimos anos. Dessa forma questionamos: de que forma se caracterizou o ensino de história no Brasil a partir do surgimento da disciplina de História no século XIX? Quais as transformações pelas quais passou o ensino de História a partir da influência das escolas históricas? Qual o debate que permeia as discussões acerca do ensino de História na nossa contemporaneidade? Para compreender tais questionamentos, necessário se faz delimitar as três grandes “escolas históricas”, que embasaram a crença na cientificidade e na recusa da filosofia da história: o Positivismo, o Marxismo e a Escola dos Annales. |
Keywords: | Ensino de História do Brasil História do Brasil - ensino Monitoria - História - CFP UFCG Disciplina Teoria da História I - CFP UFCG Disciplina Teoria do Ensino de História I - CFP UFCG Teaching Brazilian History History of Brazil - teaching Monitoring - History - CFP UFCG Discipline Theory of History I - CFP UFCG Discipline Theory of Teaching History I - CFP UFCG |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38682 |
Appears in Collections: | 1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Minicursos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENSINO DE HISTÓRIA - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdf | Ensino de história: teoria e prática. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009. | 283.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.