Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38682
Title: Ensino de história: teoria e prática.
Other Titles: Teaching history: theory and practice.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Janice Correa da.
CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FORTUNATO, Maria Lucinete.
Keywords: Ensino de História do Brasil;História do Brasil - ensino;Monitoria - História - CFP UFCG;Disciplina Teoria da História I - CFP UFCG;Disciplina Teoria do Ensino de História I - CFP UFCG;Teaching Brazilian History;History of Brazil - teaching;Monitoring - History - CFP UFCG;Discipline Theory of History I - CFP UFCG;Discipline Theory of Teaching History I - CFP UFCG
Issue Date: 2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Janice Correa da; CEZÁRIO, Danilo de Sousa; FORTUNATO, Maria Lucinete. Ensino de história: teoria e prática. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Minicursos [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38682
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho pretende discutir o ensino de História no Brasil e as implicações políticas e epistemológicas que o envolve, bem como a influência das escolas históricas no ensino desta mesma disciplina. Abordamos este tema, tomando por base a nossa prática na monitoria das disciplinas “Teoria da História I” e “Teoria do Ensino de História” e em virtude da necessidade de problematizar e apreender as transformações pelas quais o saber histórico e consequentemente o ensino de história vem passando nos últimos anos. Dessa forma questionamos: de que forma se caracterizou o ensino de história no Brasil a partir do surgimento da disciplina de História no século XIX? Quais as transformações pelas quais passou o ensino de História a partir da influência das escolas históricas? Qual o debate que permeia as discussões acerca do ensino de História na nossa contemporaneidade? Para compreender tais questionamentos, necessário se faz delimitar as três grandes “escolas históricas”, que embasaram a crença na cientificidade e na recusa da filosofia da história: o Positivismo, o Marxismo e a Escola dos Annales.
Keywords: Ensino de História do Brasil
História do Brasil - ensino
Monitoria - História - CFP UFCG
Disciplina Teoria da História I - CFP UFCG
Disciplina Teoria do Ensino de História I - CFP UFCG
Teaching Brazilian History
History of Brazil - teaching
Monitoring - History - CFP UFCG
Discipline Theory of History I - CFP UFCG
Discipline Theory of Teaching History I - CFP UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38682
Appears in Collections:1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Minicursos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINO DE HISTÓRIA - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdfEnsino de história: teoria e prática. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009.283.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.