Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38682
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | FORTUNATO, Maria Lucinete. | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende discutir o ensino de História no Brasil e as implicações políticas e epistemológicas que o envolve, bem como a influência das escolas históricas no ensino desta mesma disciplina. Abordamos este tema, tomando por base a nossa prática na monitoria das disciplinas “Teoria da História I” e “Teoria do Ensino de História” e em virtude da necessidade de problematizar e apreender as transformações pelas quais o saber histórico e consequentemente o ensino de história vem passando nos últimos anos. Dessa forma questionamos: de que forma se caracterizou o ensino de história no Brasil a partir do surgimento da disciplina de História no século XIX? Quais as transformações pelas quais passou o ensino de História a partir da influência das escolas históricas? Qual o debate que permeia as discussões acerca do ensino de História na nossa contemporaneidade? Para compreender tais questionamentos, necessário se faz delimitar as três grandes “escolas históricas”, que embasaram a crença na cientificidade e na recusa da filosofia da história: o Positivismo, o Marxismo e a Escola dos Annales. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Ensino de história: teoria e prática. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38682 | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-23T17:53:31Z | - |
dc.date.available | 2024-10-23 | - |
dc.date.available | 2024-10-23T17:53:31Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História do Brasil | pt_BR |
dc.subject | História do Brasil - ensino | pt_BR |
dc.subject | Monitoria - História - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Disciplina Teoria da História I - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Disciplina Teoria do Ensino de História I - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Teaching Brazilian History | pt_BR |
dc.subject | History of Brazil - teaching | pt_BR |
dc.subject | Monitoring - History - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Discipline Theory of History I - CFP UFCG | pt_BR |
dc.subject | Discipline Theory of Teaching History I - CFP UFCG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Janice Correa da. | - |
dc.creator | CEZÁRIO, Danilo de Sousa. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching history: theory and practice. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Janice Correa da; CEZÁRIO, Danilo de Sousa; FORTUNATO, Maria Lucinete. Ensino de história: teoria e prática. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Minicursos [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38682 | pt_BR |
Appears in Collections: | 1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Minicursos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENSINO DE HISTÓRIA - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdf | Ensino de história: teoria e prática. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009. | 283.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.