Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38682
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1FORTUNATO, Maria Lucinete.-
dc.description.resumoO presente trabalho pretende discutir o ensino de História no Brasil e as implicações políticas e epistemológicas que o envolve, bem como a influência das escolas históricas no ensino desta mesma disciplina. Abordamos este tema, tomando por base a nossa prática na monitoria das disciplinas “Teoria da História I” e “Teoria do Ensino de História” e em virtude da necessidade de problematizar e apreender as transformações pelas quais o saber histórico e consequentemente o ensino de história vem passando nos últimos anos. Dessa forma questionamos: de que forma se caracterizou o ensino de história no Brasil a partir do surgimento da disciplina de História no século XIX? Quais as transformações pelas quais passou o ensino de História a partir da influência das escolas históricas? Qual o debate que permeia as discussões acerca do ensino de História na nossa contemporaneidade? Para compreender tais questionamentos, necessário se faz delimitar as três grandes “escolas históricas”, que embasaram a crença na cientificidade e na recusa da filosofia da história: o Positivismo, o Marxismo e a Escola dos Annales.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleEnsino de história: teoria e prática.pt_BR
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38682-
dc.date.accessioned2024-10-23T17:53:31Z-
dc.date.available2024-10-23-
dc.date.available2024-10-23T17:53:31Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de História do Brasilpt_BR
dc.subjectHistória do Brasil - ensinopt_BR
dc.subjectMonitoria - História - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectDisciplina Teoria da História I - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectDisciplina Teoria do Ensino de História I - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectTeaching Brazilian Historypt_BR
dc.subjectHistory of Brazil - teachingpt_BR
dc.subjectMonitoring - History - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectDiscipline Theory of History I - CFP UFCGpt_BR
dc.subjectDiscipline Theory of Teaching History I - CFP UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Janice Correa da.-
dc.creatorCEZÁRIO, Danilo de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching history: theory and practice.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Janice Correa da; CEZÁRIO, Danilo de Sousa; FORTUNATO, Maria Lucinete. Ensino de história: teoria e prática. In: I ENCONTRO DE INICIAÇÃO À PRÁTICA DOCENTE: EXPERIÊNCIAS E PRÁXIS NO PROGRAMA DE MONITORIA. Cajazeiras - PB, 1., 2009. Minicursos [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal da de Campina Grande, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38682pt_BR
Appears in Collections:1º Encontro de Monitoria do CFP / UFCG Cajazeiras 2009 - Minicursos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINO DE HISTÓRIA - I ENCONTRO DE MONITORIA CFP UFCG 2009.pdfEnsino de história: teoria e prática. - I Encontro de Monitoria CFP UFCG 2009.283.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.