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Title: Análise linguística para leitura do texto jornalístico: verificando a parcialidade de reportagens no ensino médio.
Other Titles: Linguistic analysis for reading journalistic text: verifying the bias of reports in high school.
???metadata.dc.creator???: FARIAS, Soniara Santos Torres.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: FLORENCIO, José Herbertt Neves.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Evanielle Freire.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALVES, Carlos Eduardo Barbosa.
Keywords: Oficinas Pedagógicas;Análise Lingüística;Texto Jornalístico;Reportagem;Notícia;Pedagogical Workshops;Linguistic Analysis;Journalistic Text;Reportage;News
Issue Date: 7-Nov-2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FARIAS, Soniara Santos Torres. Análise linguística para leitura do texto jornalístico: verificando a parcialidade de reportagens no Ensino Médio. 2023. 43 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38646
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho mostra o resultado de uma pesquisa de campo realizada no período da disciplina do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa. O projeto propôs o estudo do gênero reportagem nas análises linguísticas de textos jornalísticos. A iniciativa de criar uma oficina de estudos sobre tal assunto se deu no decorrer das observações das aulas de estágios, em que identificamos a dificuldade dos alunos do Ensino Médio no eixo de análise linguística. Pensando em contribuir para a melhoria do ensino da língua, a pesquisa feita no contexto de sala de aula se propôs a mediar o ensino sobre os efeitos de parcialidade contidos nas notícias e reportagens, as quais puderam ser identificadas através da análise linguística. Buscou-se despertar nos jovens leitores um olhar crítico sobre os diversos textos noticiosos lidos. Por isso, relatamos nesse projeto as práticas pedagógicas utilizadas com os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, apresentando as formas com que foram divididas as oficinas e quais materiais didáticos foram utilizados em cada uma das etapas, além dos resultados obtidos. Nesse contexto inicial, apresentamos para a classificação da pesquisa os estudos de Motta-Roth e Hendges (2010), Flick (2009), Prodanov e Freitas (2013), Morin (2004) e Severino (2007). Para o estudo das práticas de análise linguística, nos ancoramos em Faraco (2005), Dias (2020), Rei-naldo (2020), Geraldi (2003), Brasil (1997; 2015), Bezerra e Reinaldo (2020), Mendonça (2019) e Possenti (2001). No que se refere às análises dos textos jornalísticos, aderimos aos conhecimentos de Bueno (2011), Amaral (1969), Lustosa (1996), Zipser e Polchlopek (2009) e Beltrão (1980). Em síntese, as atividades de análise linguística propostas nas oficinas se mostraram positivas. Constataram-se evoluções nas respostas dos alunos e nos desempenhos das atividades.
Abstract: The work presents the results of a field research conducted during the Supervised Internship in the Portuguese Language course. The project proposed to study the news reporting genre in the linguistic analyses of journalistic texts. The initiative to create a study workshop on this topic arose from observations made during the internship classes, where we identified the difficulties faced by High School students in the linguistic analysis axis. As a way of contributing to the improvement of language education, the research carried out in the classroom context aimed to mediate teaching about the effects of partiality present in news and news reports, which could be identified through linguistic analysis. We sought to encourage in young readers a critical perspective on the various news texts they read. Therefore, in this study, we describe the pedagogical practices used with 1st-year High School students, presenting the ways in which the workshops were divided, the didactic materials employed in each stage and the results obtained. In this initial context, we present the studies by Motta-Roth and Hendges (2010), Flick (2009), Prodanov and Freitas (2013), Morin (2004), and Severino (2007) for research classification. For the study of linguistic analysis practices, we drew upon Faraco (2005), Dias (2020), Reinaldo (2020), Geraldi (2003), Brasil (1997; 2015), Bezerra and Reinaldo (2020), Mendonça (2019), and Possenti (2001). Concerning the analysis of journalistic texts, we adhered to the knowledge of Bueno (2011), Amaral (1969), Lustosa (1996), Zipser and Polchlopek (2009), and Beltrão (1980). In summary, the linguistic analysis activities proposed in the workshops yielded positive results. The developments were observed in the students' responses and their performance in the activities.
Keywords: Oficinas Pedagógicas
Análise Lingüística
Texto Jornalístico
Reportagem
Notícia
Pedagogical Workshops
Linguistic Analysis
Journalistic Text
Reportage
News
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38646
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH



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