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dc.creator.IDFARIAS, S. S. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8025183577769855pt_BR
dc.contributor.advisor1FLORENCIO, José Herbertt Neves.
dc.contributor.advisor1IDFLORENCIO, J. H. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8595713317541324pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Evanielle Freire.
dc.contributor.referee1IDLIMA, E. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6841096432332421pt_BR
dc.contributor.referee2ALVES, Carlos Eduardo Barbosa.
dc.contributor.referee2IDALVES, C. E. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5393302796173428pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho mostra o resultado de uma pesquisa de campo realizada no período da disciplina do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa. O projeto propôs o estudo do gênero reportagem nas análises linguísticas de textos jornalísticos. A iniciativa de criar uma oficina de estudos sobre tal assunto se deu no decorrer das observações das aulas de estágios, em que identificamos a dificuldade dos alunos do Ensino Médio no eixo de análise linguística. Pensando em contribuir para a melhoria do ensino da língua, a pesquisa feita no contexto de sala de aula se propôs a mediar o ensino sobre os efeitos de parcialidade contidos nas notícias e reportagens, as quais puderam ser identificadas através da análise linguística. Buscou-se despertar nos jovens leitores um olhar crítico sobre os diversos textos noticiosos lidos. Por isso, relatamos nesse projeto as práticas pedagógicas utilizadas com os alunos do 1º Ano do Ensino Médio, apresentando as formas com que foram divididas as oficinas e quais materiais didáticos foram utilizados em cada uma das etapas, além dos resultados obtidos. Nesse contexto inicial, apresentamos para a classificação da pesquisa os estudos de Motta-Roth e Hendges (2010), Flick (2009), Prodanov e Freitas (2013), Morin (2004) e Severino (2007). Para o estudo das práticas de análise linguística, nos ancoramos em Faraco (2005), Dias (2020), Rei-naldo (2020), Geraldi (2003), Brasil (1997; 2015), Bezerra e Reinaldo (2020), Mendonça (2019) e Possenti (2001). No que se refere às análises dos textos jornalísticos, aderimos aos conhecimentos de Bueno (2011), Amaral (1969), Lustosa (1996), Zipser e Polchlopek (2009) e Beltrão (1980). Em síntese, as atividades de análise linguística propostas nas oficinas se mostraram positivas. Constataram-se evoluções nas respostas dos alunos e nos desempenhos das atividades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleAnálise linguística para leitura do texto jornalístico: verificando a parcialidade de reportagens no ensino médio.pt_BR
dc.date.issued2023-11-07
dc.description.abstractThe work presents the results of a field research conducted during the Supervised Internship in the Portuguese Language course. The project proposed to study the news reporting genre in the linguistic analyses of journalistic texts. The initiative to create a study workshop on this topic arose from observations made during the internship classes, where we identified the difficulties faced by High School students in the linguistic analysis axis. As a way of contributing to the improvement of language education, the research carried out in the classroom context aimed to mediate teaching about the effects of partiality present in news and news reports, which could be identified through linguistic analysis. We sought to encourage in young readers a critical perspective on the various news texts they read. Therefore, in this study, we describe the pedagogical practices used with 1st-year High School students, presenting the ways in which the workshops were divided, the didactic materials employed in each stage and the results obtained. In this initial context, we present the studies by Motta-Roth and Hendges (2010), Flick (2009), Prodanov and Freitas (2013), Morin (2004), and Severino (2007) for research classification. For the study of linguistic analysis practices, we drew upon Faraco (2005), Dias (2020), Reinaldo (2020), Geraldi (2003), Brasil (1997; 2015), Bezerra and Reinaldo (2020), Mendonça (2019), and Possenti (2001). Concerning the analysis of journalistic texts, we adhered to the knowledge of Bueno (2011), Amaral (1969), Lustosa (1996), Zipser and Polchlopek (2009), and Beltrão (1980). In summary, the linguistic analysis activities proposed in the workshops yielded positive results. The developments were observed in the students' responses and their performance in the activities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38646
dc.date.accessioned2024-10-22T17:20:30Z
dc.date.available2024-10-22
dc.date.available2024-10-22T17:20:30Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectOficinas Pedagógicaspt_BR
dc.subjectAnálise Lingüísticapt_BR
dc.subjectTexto Jornalísticopt_BR
dc.subjectReportagempt_BR
dc.subjectNotíciapt_BR
dc.subjectPedagogical Workshopspt_BR
dc.subjectLinguistic Analysispt_BR
dc.subjectJournalistic Textpt_BR
dc.subjectReportagept_BR
dc.subjectNewspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Soniara Santos Torres.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLinguistic analysis for reading journalistic text: verifying the bias of reports in high school.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Soniara Santos Torres. Análise linguística para leitura do texto jornalístico: verificando a parcialidade de reportagens no Ensino Médio. 2023. 43 f. Monografia (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38646pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH



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