Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38468
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, T. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8486682723415105pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Mara Edilara Batista de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, M. E. B.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4553793783676245-
dc.contributor.referee1BRANDÂO, Marcelo Henrique de Melo.-
dc.contributor.referee2PESSOA, Rodrigo Bezerra.-
dc.description.resumoA feira livre caracteriza-se como sendo de grande relevância na vida socioeconômica e cultural de muitos municípios brasileiros, assumindo papéis pertinentes variados na economia local, no consumo sustentável e nas relações comunitárias. Posto isso, o presente trabalho apresentou como objeto de estudo analisar a percepção dos feirantes e consumidores sobre a Feira Livre de Bonito de Santa Fé – PB e propor uma proposta de aula sobre feiras livres para implementação nas aulas de geografia. Assim, a metodologia adotada para a realização da pesquisa foi de cunho qualitativa, exploratória, através de entrevistas estruturadas com feirantes e consumidores da feira livre, utilizando questionários como principal instrumento de coleta de dados, assim, os questionários foram analisados qualitativamente para identificar aspectos relacionadas à produção, consumo e articulação na feira. Os resultados indicam que os feirantes enfrentam desafios significativos relacionados à infraestrutura precária, falta de regularização e competitividade com outros mercados. Por outro lado, os consumidores valorizam a diversidade de produtos, preços acessíveis e a qualidade dos produtos oferecidos na feira. A análise dos resultados deixou em evidência a importância econômica da feira livre para o município, bem como sua relevância na preservação da cultura local e na promoção de práticas de consumo mais sustentáveis. As discussões também destacaram a necessidade de políticas públicas que apoiem o desenvolvimento e a regularização das feiras livres, garantindo melhores condições de trabalho para os feirantes e experiências de compra satisfatórias para os consumidores. Além disso, o desenvolvimento da proposta de aula incluindo no currículo educacional o conteúdo sobre feiras livres contribui para que os professores melhor compreendam a importância de abordar essa temática em suas aulas, levando em consideração todos os aspectos geográficos que o assunto engloba, além disso, essas aulas buscarão, inclusive, promover uma maior conscientização da sociedade sobre esses espaços tão pertinentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleExperiências dos feirantes e consumidores na feira livre de Bonito de Santa Fé - PB: propostas educacionais para o ensino de Geografia.pt_BR
dc.date.issued2024-07-16-
dc.description.abstractThe open-air market is characterized by its great relevance in the socio-economic and cultural life of many Brazilian municipalities, assuming various important roles in the local economy, sustainable consumption, and community relations. Therefore, this study aimed to analyze the perceptions of vendors and consumers regarding the open-air market in Bonito de Santa Fé – PB and to propose a lesson plan about open-air markets for implementation in geography classes. Thus, the methodology adopted for the research was qualitative and exploratory, using structured interviews with vendors and consumers of the open-air market, with questionnaires as the main data collection tool. The questionnaires were qualitatively analyzed to identify aspects related to production, consumption, and organization in the market. The results indicate that vendors face significant challenges related to poor infrastructure, lack of regularization, and competition with other markets. On the other hand, consumers value the diversity of products, affordable prices, and the quality of products offered in the market. The analysis of the results highlighted the economic importance of the open-air market for the municipality, as well as its relevance in preserving local culture and promoting more sustainable consumption practices. The discussions also highlighted the need for public policies that support the development and regularization of open-air markets, ensuring better working conditions for vendors and satisfactory shopping experiences for consumers. Moreover, developing the lesson plan that includes content about open-air markets in the educational curriculum helps teachers better understand the importance of addressing this topic in their classes, taking into account all the geographical aspects the subject encompasses. Furthermore, these lessons aim to promote greater awareness in society about these highly relevant spaces.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38468-
dc.date.accessioned2024-10-15T18:04:37Z-
dc.date.available2024-10-15-
dc.date.available2024-10-15T18:04:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFeira livre - Bonito de Santa Fé- Município-Paraíbapt_BR
dc.subjectConsumidorespt_BR
dc.subjectFeirantespt_BR
dc.subjectEconomia - Bonito de Santa Fé - Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectAulas de Geografia - Propostapt_BR
dc.subjectFree market - Bonito de Santa Fé- Municipality-Paraíbapt_BR
dc.subjectConsumerspt_BR
dc.subjectMarketerspt_BR
dc.subjectEconomy - Bonito de Santa Fé - Municipality - Paraíbapt_BR
dc.subjectGeography Classes - Proposalpt_BR
dc.subjectBonito de Santa Fé - PB - feira livre-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Tamara Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExperiences of stallholders and consumers at the Bonito street market in Santa Fé- PB: educational proposals for teaching geography.pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Tamara Alves. Experiências dos feirantes e consumidores na feira livre de Bonito de Santa Fé – PB: propostas educacionais para o ensino de Geografia PB. 2024. 62f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAMARA ALVES GOMES. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2024.pdfTamara Alves Gomes. Monografia Geografia . CFP 2024.1.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.