Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38461
Title: A avaliação no processo educativo: um olhar sobre o ensino e aprendizagem na disciplina de Geografia no ensino fundamental anos finais.
Other Titles: Assessment in the educational process: A look at teaching and learning in the subject of geography in elementary school in the final years.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Jessica de Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PESSOA, Rodrigo Bezerra.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Aldo Gonçalves.
???metadata.dc.contributor.referee2???: GONZAGA, Antônio Edivaneide de Sousa.
Keywords: Geografia - Ensino e aprendizagem;Geografia - Avaliação da aprendizagem;Geografia - Ensino fundamental - Anos finais;Avaliação de ensino;Geography - Teaching and learning;Geography – Learning assessment;Geography - Elementary school - Final years;Teaching evaluation
Issue Date: 4-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Jessica de Lima. A avaliação no processo educativo: um olhar sobre o ensino e aprendizagem na disciplina de Geografia no ensino fundamental anos finais. 2024. 56f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.
???metadata.dc.description.resumo???: A educação exige resultados e o processo avaliativo reflete os efeitos das práticas de ensino, refletindo sobre a qualidade da educação. A carga histórica da avaliação está atrelada ao sistema de medição, e justamente por isso foi desenvolvida uma cultura de medo entre os discentes, pois o avaliar estava relacionado à quantificação do hecimento, fugindo do seu propósito de diagnosticador da aprendizagem. Nesse sentido, baseada nessa fundamentação, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar a influência da avaliação no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de Geografia. Para isso, o percurso metodológico se baseou no método de pesquisa-ação, esenvolvido em uma escola estadual da Paraíba, onde foi possível a interação com os sujeitos squisados para o desenvolvimento de ações avaliativas em um período de seis meses. Além disso, ao final foi realizada a aplicação de um questionário para comprovar os resultados da pesquisa. A partir disso, foi possível constatar que boa parte dos alunos não tem boa relação com o processo avaliativo, sentindo apreensão quando submetidos a métodos como prova/exames. Na busca por priorizar a aprendizagem geográfica o desenvolvimento das ações surtiu efeitos positivos, pois os alunos relataram que tiveram maior liberdade em aprender ao saberem que não iriam realizar prova, bem como houve mínima apreensão durante as ações. Portanto, a pesquisa priorizou a aprendizagem dos alunos, desfazendo o caráter quantitativo, tornando a avaliação uma parte integrante do processo educativo, não algo a parte e para ter medo, pois o avaliar deve ser o diagnosticador das necessidades de aprendizagem, não o julgamento final do aluno.
Abstract: Education requires results and the evaluation process has the function of bringing them, reflecting about the quality of education. The historical burden of education is linked to the measurement system, and precisely because of that was developed a fear culture among the students, because the evaluation was linked to the quantification of knowledge, running away from its purpose as a diagnostician of the learning. In this sense, based on this fundamentation, the present work has as the main objective to analyze the influence of the evaluation on the teaching and learning process in the Geography matter. For that, the methodological route was based on the action-research method developed in a state school in Paraíba, where it was possible to interact with the researched subjects for the development of evaluative actions in six months. In addition, in the end, a questionnaire was applied to quantitatively prove the results of the research. From this, it was possible to verify that a good portion of the students do not have a good relationship with the evaluation process, feeling apprehensive when subjected to methods such as tests/exams. In the search to prioritize geographical learning, the development of actions had positive effects, as students reported feeling more freedom to learn knowing they would not have to take a test, and there was minimal apprehension during the actions. Therefore, the research prioritized student learning, undoing the quantitative aspect, making assessment an integral part of the educational process, not something separate and to be feared, as assessment should be the diagnostic tool for learning needs, not the final judgment of the student.
Keywords: Geografia - Ensino e aprendizagem
Geografia - Avaliação da aprendizagem
Geografia - Ensino fundamental - Anos finais
Avaliação de ensino
Geography - Teaching and learning
Geography – Learning assessment
Geography - Elementary school - Final years
Teaching evaluation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38461
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JESSICA DE LIMA OLIVEIRA. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2024.pdfJessica de Lima Oliveira. Monografia Geografia. CFP 2024.1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.