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dc.creator.IDLIMA, É. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4175894163028220pt_BR
dc.contributor.advisor1AIRES, José Luciano de Queiroz.-
dc.contributor.advisor1IDAIRES, J. L. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2038792803917117pt_BR
dc.contributor.referee1CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.-
dc.contributor.referee1IDCORDÃO, M. P. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9349011283819103pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Ariosválber de Souza.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, A. S.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8807092312996202pt_BR
dc.description.resumoA partir de uma luta política histórica, o movimento negro conseguiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da educação básica e superior, formalizada pela Lei 10.639/2003. Esta demanda já era pauta desde 1930, e ganhou mais impacto a partir de 1982, com a reorganização do Movimento Negro no MNU e o processo de “redemocratização”. Porém, apesar da dívida histórica do Estado brasileiro com a comunidade negra, a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana não se deu de forma pacífica e “unânime”. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral analisar as condições históricas que condicionaram à inserção da História e Cultura Afrobrasileira nos currículos da educação brasileira, entre 1982 e 1992, na chave do materialismo histórico e dialético, utilizando como fontes principais discursos de reuniões da Assembleia Nacional Constituinte, das reuniões da Câmara dos deputados e fontes complementares de textos jornalísticos. A hipótese central é de que esse grupo racial dominante utilizou o “mito”da democracia racial e “tese” da harmonia entre as raças como uma forma de frear os avanços legais da comunidade negra na luta por igualdade e na pauta da obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleAntes da lei: a luta histórica dos movimentos negros pela obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana (1982-1992).pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.description.abstractBased on a historic political struggle, the black movement achieved the mandatory teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture in basic and higher education curricula, formalized by Law 10,639/2003. This demand had been on the agenda since 1930, and gained more impact from 1982, with the reorganization of the Black Movement in the MNU and the “redemocratization” process. However, despite the historical debt of the Brazilian State to the black community, the mandatory teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture did not occur peacefully and “unanimously”. Therefore, this work has the general objective of analyzing the historical conditions that conditioned the insertion of Afro-Brazilian History and Culture in Brazilian education curricula, between 1982 and 1992, in the key of historical and dialectical materialism, using as main sources speeches from meetings of the National Constituent Assembly, meetings of the Chamber of Deputies and complementary sources of journalistic texts. The central hypothesis is that this dominant racial group used the “myth” of racial democracy and the “thesis” of harmony between the races as a way of stopping the legal advances of the black community in the fight for equality and in the agenda of mandatory teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38381-
dc.date.accessioned2024-10-09T16:16:15Z-
dc.date.available2024-10-09-
dc.date.available2024-10-09T16:16:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanapt_BR
dc.subjectMovimento Negropt_BR
dc.subjectCultura Afro-Brasileirapt_BR
dc.subjectDebate Políticopt_BR
dc.subjectLei N. 10.639/2003pt_BR
dc.subjectTeaching Afro-Brazilian and African History and Culturept_BR
dc.subjectBlack Movementpt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian Culturept_BR
dc.subjectPolitical Debatept_BR
dc.subjectLaw N. 10.639/2003pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Érica Melo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBefore the law: the historical struggle of black movements for the mandatory teaching of Afro-Brazilian and African history and culture (1982-1992).pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Érica Melo. Antes da lei: a luta histórica dos movimentos negros pela obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e africana (1982-1992). 2024. 88 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

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