Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38366
Title: | O ensino de matemática na perspectiva da economia solidária: concepções e desafios na visão dos professores da EJA. |
Other Titles: | Teaching mathematics from the perspective of the solidarity economy: concepts and challenges from the perspective of EJA teachers. |
???metadata.dc.creator???: | SOUSA, Isabelle Christine de Lima. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | LIMA, Norma Maria de Oliveira. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | MELO, Antonio Antunes de. |
Keywords: | Ensino de matemática;Educação matemática;Economia solidária;Educação de Jovens e Adultos;Professores de matemática - EJA;Teaching mathematics;Mathematics education;Solidarity economy;Education for young people and adults;Mathematics teachers - EJA |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUSA, Isabelle Christine de Lima. O ensino de matemática na perspectiva da economia solidária: concepções e desafios na visão dos professores da EJA. 2017. 51f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária, Centro de Ciências e Tecnologia – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38366 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A Matemática está presente nas atividades do cotidiano das pessoas. Esse é um fato inquestionável. Diante desse fato, estudar Matemática tornou-se necessário para que o homem possa resolver problemas e se inserir na possibilidade de trabalho, renda e cidadania, sobretudo na Educação de Jovens e Adultos, que têm um público específico, centrado na ânsia da inclusão. A pesquisa objetivou analisar as principais dificuldades dos professores de Matemática da EJA e as possibilidades de construção de currículo escolar na perspectiva da Economia Solidária, além de verificar se as atividades desenvolvidas pelos professores de Matemática da EJA valorizam o saber profissional dos alunos. De cunho qualitativo, buscou-se conhecer a problemática das dificuldades vividas por professores de matemática da EJA, o ensinar-aprender esta dinâmica que tanto aflige os docentes, a partir da aplicação de um questionário semiestruturado. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor Virgínius da Gama e Melo, situada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Os professores apresentaram-se conscientes das necessidades de se buscar o conhecimento continuamente e que a ausência de tal procedimento, interfere nas práticas pedagógicas aplicadas. |
Abstract: | Math is present in people's daily lives. This is an undeniable fact. Due to this, studying math became necessary to mankind for solving problems and to insert themselves in work, profit and citizenship possibilities, specially in the EJA (Brazillian Youth and Adults Educacion Program) that has an specific public, focused in the hunger for inclusion. This research objective was to analyze the main difficulties of math teachers of the EJA and the possibilties of a school curriculum construction in the perspective of Solidarity Economy, and to verify if the developed activities by them value the student's professional knowledge. As a qualitative way, it aimed to understand the problematic's difficulties experienced by math teachers from EJA, the teaching-learning this dynamics that afflicts the educators, through an application of a semi structured questionnaire. This research was developed at Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor Virgínius da Gama e Melo, located in Campina Grande city, Paraíba. The teachers presented themselves aware of the need of continuously seeking for kwnolegde and that this procedure interferes on applied pedagogical practices. |
Keywords: | Ensino de matemática Educação matemática Economia solidária Educação de Jovens e Adultos Professores de matemática - EJA Teaching mathematics Mathematics education Solidarity economy Education for young people and adults Mathematics teachers - EJA |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38366 |
Appears in Collections: | Curso de Esp. em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo I - CG - PB |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ISABELLE CRISTHINE DE LIMA SOUSA - TCC ESP. EJA ECOSOL CCT 2017.pdf | Isabelle Christine de Lima Sousa. - TCC Esp. EJA ECOSOL CCT 2017 | 1.3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.