Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38366
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, I. C. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1VITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.contributor.advisor1IDVITAL, A. F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317087265969022pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Norma Maria de Oliveira.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, N. M. O.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2660849777660617pt_BR
dc.contributor.referee2MELO, Antonio Antunes de.-
dc.contributor.referee2IDMELO, A. A.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9650800811103103pt_BR
dc.description.resumoA Matemática está presente nas atividades do cotidiano das pessoas. Esse é um fato inquestionável. Diante desse fato, estudar Matemática tornou-se necessário para que o homem possa resolver problemas e se inserir na possibilidade de trabalho, renda e cidadania, sobretudo na Educação de Jovens e Adultos, que têm um público específico, centrado na ânsia da inclusão. A pesquisa objetivou analisar as principais dificuldades dos professores de Matemática da EJA e as possibilidades de construção de currículo escolar na perspectiva da Economia Solidária, além de verificar se as atividades desenvolvidas pelos professores de Matemática da EJA valorizam o saber profissional dos alunos. De cunho qualitativo, buscou-se conhecer a problemática das dificuldades vividas por professores de matemática da EJA, o ensinar-aprender esta dinâmica que tanto aflige os docentes, a partir da aplicação de um questionário semiestruturado. O lócus da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor Virgínius da Gama e Melo, situada na cidade de Campina Grande, Paraíba. Os professores apresentaram-se conscientes das necessidades de se buscar o conhecimento continuamente e que a ausência de tal procedimento, interfere nas práticas pedagógicas aplicadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO ensino de matemática na perspectiva da economia solidária: concepções e desafios na visão dos professores da EJA.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractMath is present in people's daily lives. This is an undeniable fact. Due to this, studying math became necessary to mankind for solving problems and to insert themselves in work, profit and citizenship possibilities, specially in the EJA (Brazillian Youth and Adults Educacion Program) that has an specific public, focused in the hunger for inclusion. This research objective was to analyze the main difficulties of math teachers of the EJA and the possibilties of a school curriculum construction in the perspective of Solidarity Economy, and to verify if the developed activities by them value the student's professional knowledge. As a qualitative way, it aimed to understand the problematic's difficulties experienced by math teachers from EJA, the teaching-learning this dynamics that afflicts the educators, through an application of a semi structured questionnaire. This research was developed at Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor Virgínius da Gama e Melo, located in Campina Grande city, Paraíba. The teachers presented themselves aware of the need of continuously seeking for kwnolegde and that this procedure interferes on applied pedagogical practices.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38366-
dc.date.accessioned2024-10-08T21:15:12Z-
dc.date.available2024-10-08-
dc.date.available2024-10-08T21:15:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - EJApt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectSolidarity economypt_BR
dc.subjectEducation for young people and adultspt_BR
dc.subjectMathematics teachers - EJApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Isabelle Christine de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching mathematics from the perspective of the solidarity economy: concepts and challenges from the perspective of EJA teachers.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Isabelle Christine de Lima. O ensino de matemática na perspectiva da economia solidária: concepções e desafios na visão dos professores da EJA. 2017. 51f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária, Centro de Ciências e Tecnologia – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38366pt_BR
Appears in Collections:Curso de Esp. em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo I - CG - PB

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISABELLE CRISTHINE DE LIMA SOUSA - TCC ESP. EJA ECOSOL CCT 2017.pdfIsabelle Christine de Lima Sousa. - TCC Esp. EJA ECOSOL CCT 20171.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.