Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38224
Title: | Debatendo o bioma caatinga em sala de aula: estratégias e desafios em busca de uma educação contextualizada. |
Other Titles: | Discussing the caatinga biome in the classroom: strategies and challenges in search of contextualized education. |
???metadata.dc.creator???: | BRITO, Patrícia Raquel de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | GOMES, Almir Anacleto de Araújo. |
Keywords: | Educação contextualizada;Bioma caatinga;Educação ambiental;Semiárido;Contextualized education;Caatinga biome;Environmental education;Semi-arid region |
Issue Date: | 14-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BRITO, Patrícia Raquel de. Debatendo o bioma caatinga em sala de aula: estratégias e desafios em busca de uma educação contextualizada. 2023. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38224 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O estudo aqui desenvolvido tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado pelas alunas do curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a convivência com o Semiárido, no qual iremos evidenciar a importância da Caatinga, sua fauna e flora característica, discutindo meios de preservação, e principais problemas enfrentados, resgatando assim sua utilização e preservação. A Caatinga representa um dos biomas brasileiros mais alterados pela ação humana, que tem uma pobreza de disseminação do conhecimento técnico-científico ao seu respeito. Partindo desse princípio, neste trabalho objetivou-se as percepções que a turma do 7º ano C do Ensino Fundamental II possui acerca do Bioma Caatinga e, a partir dos resultados preliminares, utilizar estratégia didática inovadora como ferramenta na estimulação do desenvolvimento de suas habilidades de busca pelo aprendizado autônomo. A atividade prática foi desenvolvida no intuito de levantar reflexões e discussões sobre a importância da Caatinga no Semiárido, promovendo a construção do conhecimento a partir de atividades contextualizadas à realidade cotidiana dos alunos. Sendo assim, o presente estudo busca fomentar a utilização de metodologias ativas que estimulem o pensamento crítico dos educandos. |
Abstract: | The study developed here aims to present an experience report lived by students of the Specialization course in Teaching Natural Sciences and Mathematics for coexistence with the Semiarid, in which we will highlight the importance of the Caatinga, its characteristic fauna and flora, discussing means of preservation, and main problems faced, thus rescuing their use and preservation. The Caatinga represents one of the Brazilian biomes most altered by human action, which has a poor dissemination of technical-scientific knowledge about it. Based on this principle, this work aimed to assess the perceptions that the 7th year C class of Elementary School II has about the Caatinga Biome and, based on the preliminary results, use an innovative didactic strategy as a tool to stimulate the development of their search skills. through autonomous learning. The practical activity was developed with the aim of raising reflections and discussions about the importance of the Caatinga in the Semi-Arid region, promoting the construction of knowledge based on activities contextualized to the students' daily reality. Therefore, the present study seeks to encourage the use of active methodologies that stimulate critical thinking in students. |
Keywords: | Educação contextualizada Bioma caatinga Educação ambiental Semiárido Contextualized education Caatinga biome Environmental education Semi-arid region |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciências da Natureza |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38224 |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PATRÍCIA RAQUEL DE BRITO - TCC ESP. CIÊNCIAS DA NATUREZA CDSA 2023.pdf | Patrícia Raquel de Brito. TCC Esp. Ciências da Natureza CDSA 2023. | 1.1 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.