Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38224
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRITO, P. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6364-3466pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3274805623219013pt_BR
dc.contributor.referee2GOMES, Almir Anacleto de Araújo.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2471-9939pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0067521643377632pt_BR
dc.description.resumoO estudo aqui desenvolvido tem como objetivo apresentar um relato de experiência vivenciado pelas alunas do curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a convivência com o Semiárido, no qual iremos evidenciar a importância da Caatinga, sua fauna e flora característica, discutindo meios de preservação, e principais problemas enfrentados, resgatando assim sua utilização e preservação. A Caatinga representa um dos biomas brasileiros mais alterados pela ação humana, que tem uma pobreza de disseminação do conhecimento técnico-científico ao seu respeito. Partindo desse princípio, neste trabalho objetivou-se as percepções que a turma do 7º ano C do Ensino Fundamental II possui acerca do Bioma Caatinga e, a partir dos resultados preliminares, utilizar estratégia didática inovadora como ferramenta na estimulação do desenvolvimento de suas habilidades de busca pelo aprendizado autônomo. A atividade prática foi desenvolvida no intuito de levantar reflexões e discussões sobre a importância da Caatinga no Semiárido, promovendo a construção do conhecimento a partir de atividades contextualizadas à realidade cotidiana dos alunos. Sendo assim, o presente estudo busca fomentar a utilização de metodologias ativas que estimulem o pensamento crítico dos educandos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Naturezapt_BR
dc.titleDebatendo o bioma caatinga em sala de aula: estratégias e desafios em busca de uma educação contextualizada.pt_BR
dc.date.issued2023-12-14-
dc.description.abstractThe study developed here aims to present an experience report lived by students of the Specialization course in Teaching Natural Sciences and Mathematics for coexistence with the Semiarid, in which we will highlight the importance of the Caatinga, its characteristic fauna and flora, discussing means of preservation, and main problems faced, thus rescuing their use and preservation. The Caatinga represents one of the Brazilian biomes most altered by human action, which has a poor dissemination of technical-scientific knowledge about it. Based on this principle, this work aimed to assess the perceptions that the 7th year C class of Elementary School II has about the Caatinga Biome and, based on the preliminary results, use an innovative didactic strategy as a tool to stimulate the development of their search skills. through autonomous learning. The practical activity was developed with the aim of raising reflections and discussions about the importance of the Caatinga in the Semi-Arid region, promoting the construction of knowledge based on activities contextualized to the students' daily reality. Therefore, the present study seeks to encourage the use of active methodologies that stimulate critical thinking in students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38224-
dc.date.accessioned2024-10-02T16:10:34Z-
dc.date.available2024-10-02-
dc.date.available2024-10-02T16:10:34Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectBioma caatingapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectSemiáridopt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectCaatinga biomept_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectSemi-arid regionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Patrícia Raquel de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDiscussing the caatinga biome in the classroom: strategies and challenges in search of contextualized education.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Patrícia Raquel de. Debatendo o bioma caatinga em sala de aula: estratégias e desafios em busca de uma educação contextualizada. 2023. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38224pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRÍCIA RAQUEL DE BRITO - TCC ESP. CIÊNCIAS DA NATUREZA CDSA 2023.pdfPatrícia Raquel de Brito. TCC Esp. Ciências da Natureza CDSA 2023.1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.