Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38076
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERNANDES, E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3026921776031335pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Alba Rejane Gomes de Moura.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, A. R. G. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2772063089515869pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA , Cícera Renata Diniz Vieira.-
dc.contributor.referee2NASCIMENTO , Maria Monica Paulino do.-
dc.description.resumoIntrodução: Após as mudanças advindas da ascensão tecnológica, principalmente após a pandemia da Covid-19, os professores tiveram que adaptar-se a uma nova era do ensino, o que constituiu um grande desafio para a prática docente. Objetivo: Este estudo buscou investigar a experiência docente acerca do uso de tecnologias digitais no ensino superior em enfermagem após a pandemia da covid-19 e discuti-lo à luz da concepção freiriana de educação. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo realizada com professores de uma universidade pública do alto sertão paraíbano. A análise foi dividida em duas etapas, caracterização da amostra e análise qualitativa. Para a primeira foi utilizada a estatística descritiva, já para a segunda foi utilizado o método de análise de conteúdo de Bardin. Na fase de exploração do material utilizou-se o software Iramuteq para maior robustez da análise. Resultados: A amostra final foi composta por 12 participantes, a maioria do sexo feminino (92%), correspondendo a 46,15% dos professores da Unidade Acadêmica de Enfermagem. Todos os docentes afirmaram que fazem ou já fizeram uso de tecnologias digitais em sala de aula, 24% citaram o Google meet, 20% o Google forms, 17% o Kahoot, 12% o Whatsapp, 10% o Classroom, 5% o Youtube, e os jogos online, e apenas 2% o Mentimeter. Alguns professores referiram a experiência de adaptação como algo brusco e forçado, em virtude do momento pandêmico, referindo dificuldades, outros afirmaram ter tido uma melhor experiência devido aos cursos preparatórios sobre o tema. Considerações finais: As tecnologias digitais são importantes ferramentas de transformação para o cenário de ensino atual. Se utilizadas corretamente, tornariam possível modificar completamente o contexto da educação superior, potencializando a relação entre educador e educando, valorizando a autonomia do aluno, democratizando o acesso à informação e o aprendizado crítico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnfermagem.pt_BR
dc.titleEnsino Superior em Enfermagem e a concepção freiriana de educação: o uso de tecnologias e a prática docente.pt_BR
dc.date.issued2024-04-09-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38076-
dc.date.accessioned2024-09-26T23:09:28Z-
dc.date.available2026-09-26-
dc.date.available2024-09-26T23:09:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologias digital- Ensino de enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermagem - Práticas de ensinopt_BR
dc.subjectExperiência docente em enfermagempt_BR
dc.subjectEnsino superior no Brasil - Enfermagempt_BR
dc.subjectEducação - Concepção freirianapt_BR
dc.subjectPandemia da COVID - 19 - Tecnologia no ensinopt_BR
dc.subjectDigital technologies - Nursing educationpt_BR
dc.subjectNursing - Teaching practicespt_BR
dc.subjectTeaching experience in nursingpt_BR
dc.subjectHigher education in Brazil - Nursingpt_BR
dc.subjectEducation - Freirian conceptionpt_BR
dc.subjectCOVID - 19 Pandemic - Technology in teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERNANDES, Esther Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeHigher Education in Nursing and the Freirean conception of education: the use of technologies and teaching practice.pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Esther Alves. Ensino superior em Enfermagem e a concepção freiriana de educação: o uso de tecnologias e a prática docente. 2024. 92f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTHER ALVES FERNANDES. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2024.pdfEsther Alves Fernandes. Monografia Enfermagem. CFP 2024.1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.