Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38076
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | FERNANDES, E. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3026921776031335 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | RODRIGUES, Alba Rejane Gomes de Moura. | - |
dc.contributor.advisor1ID | RODRIGUES, A. R. G. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2772063089515869 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SILVA , Cícera Renata Diniz Vieira. | - |
dc.contributor.referee2 | NASCIMENTO , Maria Monica Paulino do. | - |
dc.description.resumo | Introdução: Após as mudanças advindas da ascensão tecnológica, principalmente após a pandemia da Covid-19, os professores tiveram que adaptar-se a uma nova era do ensino, o que constituiu um grande desafio para a prática docente. Objetivo: Este estudo buscou investigar a experiência docente acerca do uso de tecnologias digitais no ensino superior em enfermagem após a pandemia da covid-19 e discuti-lo à luz da concepção freiriana de educação. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo realizada com professores de uma universidade pública do alto sertão paraíbano. A análise foi dividida em duas etapas, caracterização da amostra e análise qualitativa. Para a primeira foi utilizada a estatística descritiva, já para a segunda foi utilizado o método de análise de conteúdo de Bardin. Na fase de exploração do material utilizou-se o software Iramuteq para maior robustez da análise. Resultados: A amostra final foi composta por 12 participantes, a maioria do sexo feminino (92%), correspondendo a 46,15% dos professores da Unidade Acadêmica de Enfermagem. Todos os docentes afirmaram que fazem ou já fizeram uso de tecnologias digitais em sala de aula, 24% citaram o Google meet, 20% o Google forms, 17% o Kahoot, 12% o Whatsapp, 10% o Classroom, 5% o Youtube, e os jogos online, e apenas 2% o Mentimeter. Alguns professores referiram a experiência de adaptação como algo brusco e forçado, em virtude do momento pandêmico, referindo dificuldades, outros afirmaram ter tido uma melhor experiência devido aos cursos preparatórios sobre o tema. Considerações finais: As tecnologias digitais são importantes ferramentas de transformação para o cenário de ensino atual. Se utilizadas corretamente, tornariam possível modificar completamente o contexto da educação superior, potencializando a relação entre educador e educando, valorizando a autonomia do aluno, democratizando o acesso à informação e o aprendizado crítico. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Enfermagem. | pt_BR |
dc.title | Ensino Superior em Enfermagem e a concepção freiriana de educação: o uso de tecnologias e a prática docente. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-04-09 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/38076 | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T23:09:28Z | - |
dc.date.available | 2026-09-26 | - |
dc.date.available | 2024-09-26T23:09:28Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digital- Ensino de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem - Práticas de ensino | pt_BR |
dc.subject | Experiência docente em enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior no Brasil - Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação - Concepção freiriana | pt_BR |
dc.subject | Pandemia da COVID - 19 - Tecnologia no ensino | pt_BR |
dc.subject | Digital technologies - Nursing education | pt_BR |
dc.subject | Nursing - Teaching practices | pt_BR |
dc.subject | Teaching experience in nursing | pt_BR |
dc.subject | Higher education in Brazil - Nursing | pt_BR |
dc.subject | Education - Freirian conception | pt_BR |
dc.subject | COVID - 19 Pandemic - Technology in teaching | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FERNANDES, Esther Alves. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Higher Education in Nursing and the Freirean conception of education: the use of technologies and teaching practice. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Esther Alves. Ensino superior em Enfermagem e a concepção freiriana de educação: o uso de tecnologias e a prática docente. 2024. 92f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2024. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Enfermagem - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ESTHER ALVES FERNANDES. MONOGRAFIA ENFERMAGEM. CFP 2024.pdf | Esther Alves Fernandes. Monografia Enfermagem. CFP 2024. | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.