Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37712
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, A. M. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5831474598227007pt_BR
dc.contributor.advisor1KNACK, Eduardo Roberto Jordão.
dc.contributor.advisor1IDKNACK, E. R. J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0830455050602866pt_BR
dc.contributor.referee1GAUDÊNCIO, Bruno Rafael de Albuquerque.
dc.contributor.referee1IDGAUDÊNCIO, B. R. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3025102552752830pt_BR
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.referee2IDNASCIMENTO, R. C. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2463263387435653pt_BR
dc.description.resumoNo caldeirão efervescente da culinária brasileira, os doces nacionais destacam-se por seu dulçor demasiado e por suas histórias que contam memórias de outrora. Ao advento da industrialização, as memórias contadas já não são as mesmas: a alimentação já não é mais um ato privado, mas tornou-se público com o impacto dos produtos industrializados e dos restaurantes. O presente trabalho assenta-se na proposta de analisar a influência dos anúncios publicitários, a partir da revista O Cruzeiro (RJ), na expansão e propagação do consumo do leite condensado da Nestlé, o Leite Moça, durante as décadas de 1950 e 1960. Como objetivo principal do trabalho, destacamos a análise da publicidade do Leite Moça e a relação estabelecida entre o consumo e a modernidade. A metodologia adotada foi a da pesquisa documental, tendo como fonte principal os anúncios publicitários veiculados em O Cruzeiro. Para tanto, dialogamos com autores como Roger Chartier, Norbert Elias e Massimo Montanari para entender o objeto a partir das representações e hábitos a partir da alimentação. A partir da análise dos anúncios perce-bemos que a publicidade do produto se baseou na narrativa de associá-lo à tradição doceira, embora este fosse o elemento moderno de uma cultura culinária renovada. As mulheres de classe média foram os principais alvos dos anúncios, indicando uma tendência a que o produto fosse associado às camadas economicamente dominantes da sociedade brasileira, não excluindo o seu consumo por membros da camada mais empobrecida. Por fim, destacamos que o leite condensado se cristalizou na história como um alimento prático, facilitando a introdução na cozinha, mas que, ao mesmo tempo, foi um dos principais responsáveis pelo empobrecimento do paladar brasileiro e das técnicas utilizadas no preparo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleCondensando a doçaria: os anúncios de Leite Moça na Revista o Cruzeiro (RJ) entre as décadas de 1950 e 1960.pt_BR
dc.date.issued2024-05-16
dc.description.abstractIn the effervevescent Cauldron of Brazilian cooking, national sweets stand out for their hard-dulassor and their stories that tell memories of once. To the advent of industrialization, memories counted are no longer the same: food is no longer a private act, but has become public with the impact of industrialized products and restaurants. The present work is based on the proposal to analyze the influence of advertisements, from the journal The Cruise (RJ), the expansion and propagation of consumption of Nestle condensed milk, the Movers Milk, during the 1950s and 1960s. As a primary goal of the work, we highlight the analysis of the advertising for Motor Milk and the established relationship between consumption and modernity. The adopted methodology was that of the documentary research, with the main source of the ads that are veiled in The Cruise. For so much, we dialogue with authors such as Roger Chartier, Norbert Elias and Massimo Montanari to understand the object from representations and habits from food. From analyzing the perceived advertisements that the advertising of the product was based on the narrative of associating it with the do-bag tradition, although this was the modern element of a renewed culinary culture. Middle-class women were the main targets of the ads, indicating a tendency to which the product was associated with the economically dominant layers of the Brazilian society, not excluding their consumption by members of the more emposi- Finally, we highlight that condensed milk crystallized in history as a practical food, facilitating the introduction to the kitchen, but that at the same time, was one of the main responsible for the impoverishing Brazilian palate and the techniques used in the preparedness.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37712
dc.date.accessioned2024-09-09T13:34:19Z
dc.date.available2024-09-09
dc.date.available2024-09-09T13:34:19Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistória da Alimentaçãopt_BR
dc.subjectDoçaria Brasileirapt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectFood Historypt_BR
dc.subjectBrazilian Donestypt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Adrian Marcelo Pereira da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCondensing the Down: The Advertisements for Moving Milk in the Magazine the Cruise (RJ) between the 1950s and 1960s.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Adrian Marcelo Pereira da. Condensando a doçaria: os anúncios de Leite Moça na Revista o Cruzeiro (RJ) entre as décadas de 1950 e 1960. 2024. 105 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37712pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADRIAN MARCELO PEREIRA DA SILVA-MONOGRAFIA-CH-HISTÓRIA (2024).pdf1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.