Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37693
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFELIX, R. R. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTI, S. L. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5364488443587225pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.-
dc.contributor.referee1IDNASCIMENTO, R. C. G.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2463263387435653pt_BR
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.referee2IDOLIVEIRA, I. B.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um relato de experiência sobre minha trajetória na graduação em História, com ênfase na prática docente. Narro meus desafios e aprendizados ao longo da formação, desde a ida para outra cidade para cursar a licenciatura até as vivências nas aulas de campo e na prática de ensino. O relato destaca as dificuldades enfrentadas na primeira experiência em sala de aula, em uma escola com infraestrutura precária e recursos limitados. Além da utilização de práticas ditas como não tradicionalistas no ensino de história. Também descrevo a busca por uma nova oportunidade de ensino, culmi-nando na realização da prática em outra instituição na Escola Municipal de Ensino Fundamental Suzete Dias Correia na cidade de Massaranduba na Paraíba, onde pude implementar métodos interativos e abordar as necessidades individuais dos estudantes. O trabalho conclui com reflexões sobre a importância da flexibilidade, da adaptabilidade e da conexão com os estudantes para o sucesso da prática docente em história assimilando com o universo educacional idealizado por Rubem Alves e Paulo Freire.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleDe Massaranduba (PB) à sala de aula: superando obstáculos e construindo aprendizagem na prática docente em história-UFCG, Campina Grande- 2018-2024.pt_BR
dc.date.issued2024-06-04-
dc.description.abstractThis work presents an account of experience about my trajectory in graduation in History, with emphasis on teaching practice. I narrate my challenges and learning throughout the course of training, from going to another city to curse undergraduate to the experiences in field classes and teaching practice. The account highlights the difficulties faced in the first classroom experience, at a school with precarious infrastructure and limited re-course. In addition to the use of so-called practices as non-traditionalist in the history. I also outline the search for a new teaching opportunity, culmi-indoing in conducting the practice at another institution at the Fundamental Teaching Municipal School Suzete Dias Correa in the City of Massaranduba in Pariba where I was able to implement interactive methods and address the needs individuals' individuals. Work concludes with reflections on the importance of flexibility, adaptability, and connection with students for the success of teaching practice in history assimilating with the educational universe idealized by Rubem Alves and Paulo Freire.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37693-
dc.date.accessioned2024-09-06T15:18:35Z-
dc.date.available2024-09-06-
dc.date.available2024-09-06T15:18:35Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelato de Experiênciapt_BR
dc.subjectEscrita de sipt_BR
dc.subjectFormação Docente – Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectReport of Experiencept_BR
dc.subjectWriting of youpt_BR
dc.subjectFaculty Formation - Historypt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectSchoolingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFELIX, Raylla Raimundo da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeFrom Massaranduba (PB) to the classroom: outperforming obstacles and build-ing learning in faculty practice in history-UFCG, Grande-2018-2024 Campina.pt_BR
dc.identifier.citationFELIX, Raylla Raimundo da Silva. De Massaranduba (PB) à sala de aula: superando obstáculos e construindo aprendizagem na prática docente em história-UFCG, Campina Grande- 2018-2024. 2024. 46 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em:pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAYLLA RAIMUNDO DA SILVA FELIX-RELATO DE EXPERIÊNCIA-CH-HISTÓRIA (2024).pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.