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dc.creator.IDARAÚJO, S. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3280569148901754pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Maria do Socorro.-
dc.contributor.referee1MENEZES, Ana Célia Silva.-
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Mêlania Mendonça.-
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado está inserida na Linha de Pesquisa de História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) do Centro de Humanidades da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Também se vincula ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Formação de Professores e Prática Pedagógica - Nupeforp. A pesquisa tem como questão central: Quais os avanços e desafios na organização do Projovem Campo Saberes da Terra 3 edição 2018, na Paraíba? No processo de investigação e elaboração deste trabalho, alguns estudiosos contribuíram com seus estudos, tais como: Freire (1996), Arroyo (2005, 2007, 2011), Caldart (2009, 2011, 2012), Molina (2006, 2012), Silva (2006, 2009, 2015, 2018). Esses autores, ofereceram subsídios teóricos robustos para a compreensão mais aprofundada das dinâmicas educacionais e sociais envolvidas no Projovem Campo - Saberes da Terra. Este trabalho teve como objeto de estudo o Programa Projovem Campo Saberes da Terra no Estado da Paraíba, edição 2018-2020, nosso recorte espacial e temporal. Trata-se de um programa de escolarização na modalidade da Educação de Jovens e Adultos para agricultores familiares entre 18 e 29 anos de idade integrado com qualificação social e profissional, implementando na Paraíba, a partir de 2005. Como objetivo geral, buscamos compreender o processo da organização da edição (2018) do Programa Projovem Campo - Saberes da Terra no estado da Paraíba. Para atender ao objetivo maior, a pesquisa discutiu acerca dos fundamentos, princípios e marcos legais da Educação de Jovens e Adultos e a Educação do Campo; identificou e refletiu por meio da análise de seus condicionantes históricos, políticos e educacionais o Programa Projovem Campo 3 Saberes da Terra, enquadrando-o como uma política educacional específica para EJA Campo; conheceu e analisou a estrutura organizacional do Programa Projovem Campo Saberes da Terra na Paraíba, avanços e desafios observadas na edição de 2018. Nossa abordagem de pesquisa buscou fundamentos na abordagem do Materialismo Histórico e Dialético, utilizando como procedimentos o estudo exploratório, pesquisa documental e pesquisa de campo baseado em Minayo (2013), Gamboa (2013) e Triviños (1987). A análise de conteúdo na perspectiva da análise temática de Bardin (2016) foi o referencial adotado para análise e interpretação das informações produzidas durante a pesquisa. Os resultados obtidos evidenciaram a importância do Estado ter implementado o Programa nas diferentes edições, com envolvimento de diferentes atores sociais do poder público, universidade e entidades da sociedade civil, com diferentes níveis de participação, inclusive, na formação dos educadores/as, todavia, identificamos desafios, tais como: a concentração da gestão no poder público estadual, as descontinuidades nos cronogramas e financiamento, devido as mudanças na gestão estadual, a inconsistência na formação dos educadores(as) e coordenadores(as) pedagógicos nas diferentes edições, inclusive na efetivação curricular integrada das áreas de conhecimento com o arco ocupacional, o afastamento sistemático ao longo das edições dos movimentos sociais, e especificamente, nesta edição a dificuldade financeira, visto que seu funcionamento ocorreu com as sobras dos recursos de edições anteriores, o que acentuou a precariedade da infraestrutura, devido as dificuldades dos municípios, do monitoramento e acompanhamentos das atividades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titlePrograma Projovem campo saberes da terra na Paraíba edição 2018: avanços e desafiospt_BR
dc.date.issued2023-12-07-
dc.description.abstractThis master's thesis is part of the Educational History, Policy and Management Research Line of the Postgraduate Program in Education (PPGED) of the Humanities Center of the Federal University of Campina Grande (UFCG). It is also linked to the Center for Studies and Research in Rural Education, Teacher Training and Pedagogical Practice - Nupeforp. The research has as its central question: What are the advances and challenges in the organization of Projovem Campo Saberes da Terra 3 2018 edition, in Paraíba? In the process of investigating and preparing this work, some scholars contributed with their studies, such as: Freire (1996), Arroyo (2005, 2007, 2011), Caldart (2009, 2011, 2012), Molina (2006, 2012), Silva (2006, 2009, 2015, 2018). These authors offered robust theoretical support for a deeper understanding of the educational and social dynamics involved in Projovem Campo - Saberes da Terra. This work had as its object of study the Projovem Campo Saberes da Terra Program in the State of Paraíba, 2018-2020 edition, our spatial and temporal focus. This is a schooling program in the form of Youth and Adult Education for family farmers between 18 and 29 years of age integrated with social and professional qualification, implemented in Paraíba, from 2005. As a general objective, we seek to understand the process of the organization of the edition (2018) of the Projovem Campo Program - Saberes da Terra in the state of Paraíba. To meet the greater objective, the research discussed the foundations, principles and legal frameworks of Youth and Adult Education and Rural Education; identified and reflected on the Projovem Campo 3 Saberes da Terra Program through the analysis of its historical, political and educational conditions, framing it as a specific educational policy for EJA Campo; learned about and analyzed the organizational structure of the Projovem Campo Saberes da Terra Program in Paraíba, advances and challenges observed in the 2018 edition. Our research approach sought foundations in the Historical and Dialectical Materialism approach, using exploratory study, documentary research and research as procedures. field-based Minayo (2013), Gamboa (2013) e Triviños (1987). Content analysis from the perspective of thematic Bardin (2016) analysis was the framework adopted for analyzing and interpreting the information produced during the research. The results obtained highlighted the importance of the State having implemented the Program in different editions, with the involvement of different social actors from public authorities, universities and civil society entities, with different levels of participation, including in the training of educators, however, we identified challenges, such as: the concentration of management in the state public power, discontinuities in schedules and financing, due to changes in state management, the inconsistency in the training of educators and pedagogical coordinators in different editions, including the integrated curricular implementation of areas of knowledge with the occupational arc, the systematic distancing throughout the editions of social movements, and specifically, in this edition, the financial difficulty, since its operation occurred with the leftover resources from previous editions, which accentuated the precariousness of infrastructure, due to difficulties faced by municipalities in monitoring and monitoring activities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37691-
dc.date.accessioned2024-09-06T12:50:16Z-
dc.date.available2024-09-06-
dc.date.available2024-09-06T12:50:16Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectParaíbapt_BR
dc.subjectDireito a Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos do Campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectProjovem Campo Saberes da Terrapt_BR
dc.subjectRight to educationpt_BR
dc.subjectEducation for Rural Youth and Adultspt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectProjovem Campo Saberes da Terrapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Sérgio Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProjovem Program: land knowledge in Paraíba 2018 edition: advances and challengespt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Sérgio Pereira de. Programa Projovem campo saberes da terra na Paraíba edição 2018: avanços e desafios. 2024. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

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SÉRGIO PEREIRA DE ARAÚJO - DISSERTAÇÃO (PPGEd) 2023.pdf2.3 MBAdobe PDFView/Open


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