Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37627
Title: | Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CREAS de Lavras da Mangabeira - CE. |
Other Titles: | Social pedagogy: the role of the pedagogue at CREAS in Lavras da Mangabeira - CE. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Cicera Luciana Duarte da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | RODRIGUES, João Marcos de Souza. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | FEITOSA, Belijane Marques. |
Keywords: | Pedagogia social;Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS;Pedagogia Social – CREAS;CREAS – Lavras da Mangabeira – Município - Ceará;Social pedagogy;Specialized Reference Center for Social Assistance – CREAS;Social Pedagogy – CREAS;CREAS – Lavras da Mangabeira – Municipality - Ceará |
Issue Date: | 22-Nov-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Cicera Luciana Duarte da.Pedagogia social: a atuação do pedagogo no CREAS de Lavras da Mangabeira - CE. 2023. 25f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho tem por objeto de estudo a atuação do pedagogo no CREAS em Lavras da Mangabeira - CE. O objetivo geral é compreender como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da cidade de Lavras da Mangabeira- CE, incorpora institucionalmente a profissionalidade do (a) pedagogo (a). Objetivos específicos: mapear as ações desenvolvidas pelo pedagogo social no CREAS; refletir sobre os saberes necessários para responder às demandas deste espaço; identificar o perfil profissional do pedagogo atuante do CREAS; discutir o tipo de formação continuada que o pedagogo atuante na instituição necessita e tem acesso. O percurso metodológico, se constituiu em três etapas, a saber: levantamento bibliográfico, pesquisa de campo e análise dos dados produzidos. Sujeito da pesquisa: uma pedagoga que trabalha no CREAS. Instrumento de produção de dados: entrevista semiestruturada. Abordagem qualitativa. Resultados: a pesquisa mostrou que a Pedagogia Social é ciência que busca analisar, alguns problemas vigentes na sociedade, com a finalidade de subsidiar práticas pedagógicas, a fim de apresentar novas possibilidades educativas, que alterem para melhor a realidade de pessoas ou grupos sociais que estejam em situação de risco e/ou vulnerabilidade social. No CREAS, a pedagoga é responsável por escutar os sujeitos (homens, mulheres, idosos, crianças e adolescentes); análise das situações do público atendido pela instituição; pelo encaminhamento necessário das pessoas atendidas para outros equipamentos; pelas visitas domiciliares e, também, pelas formações fora do Centro. O pedagogo necessita estar amparado teoricamente por alguns saberes referentes à sua área. Caracteriza-se como um profissional competente, com um psicológico forte e que tem um olhar sensível e analítico frente às demandas das pessoas atendidas nessa instituição. |
Keywords: | Pedagogia social Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Pedagogia Social – CREAS CREAS – Lavras da Mangabeira – Município - Ceará Social pedagogy Specialized Reference Center for Social Assistance – CREAS Social Pedagogy – CREAS CREAS – Lavras da Mangabeira – Municipality - Ceará |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37627 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CICERA LUCIANA DUARTE DA SILVA.ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇAO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdf | Cicera Luciana Duarte da Silva. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023. | 398.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.