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Title: Menor desigualdade e mais representatividade? uma análise da eficácia, eficiência e efetividade da política de cotas raciais nas universidades públicas do Brasil.
Other Titles: Less inequality and more representation? An analysis of the effectiveness, efficiency and efficacy of the racial quota policy in public universities in Brazil.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Kaio Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor2???: SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELO, Clóvis Alberto Vieira de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: COSTA, Saulo Felipe.
Keywords: Negros - Educação;Universidade Pública - Cotas Raciais;Política Pública – Educação Superior;Blacks - Education;Public University - Racial Quotas;Public Policy - Higher Education
Issue Date: 3-Jun-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Kaio Pereira. Menor desigualdade e mais representatividade? uma análise da eficácia, eficiência e efetividade da política de cotas raciais nas universidades públicas do Brasil. 58 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37473
???metadata.dc.description.resumo???: A política de cotas raciais está sendo efetiva, eficaz e eficiente no aumento da representa-tividade negra nas universidades públicas? Com base nessa pergunta estruturamos os ob-jetivos desse trabalho: analisar se a política de cotas raciais conseguiu equiparar os per-centuais de alunos negros ingressantes e matriculados em universidades nos estados do Brasil com o percentual de negros em cada população estadual no período entre 2009 e 2021. Para tal, objetivamos a exposição do cenário pré-cotas e a comparação desse primeiro momento com o período pós-cota. Foi utilizada uma metodologia dedutiva a partir do software R para o tratamento e análise dos dados. A avaliação feita é com base no 3Es (Efetividade, Eficácia e Eficiência). Os resultados indicam que no comparativo dos dois ce-nários, a política de cotas se demonstrou efetiva, eficaz e eficiente, contudo, mesmo com uma aproximação da representatividade de ingressantes e matriculados negros nas uni-versidades por estado do percentual de negros estadual, diminuindo a desigualdade exis-tente, nenhum estado equiparou o percentual da primeira com a segunda variável.
Abstract: The policy of racial quotas is being active, efficient, and effective in increasing black repre-sentation in public universities? Based on this question we structured the objectives of this work, aiming to analyze whether the racial quotas policy has managed to equate the per-centages of black students admitted and enrolled in universities of Brazil’s federal states with the overall percentage of blacks in each state population between 2009 and 2021. To this end, the specific objectives to achieve the general objective are the exposition of the pre-quota scenario and the comparison of this initial moment with the post-quota period. A deductive methodology was used, employing the R software for data processing and analysis, with evaluation based on the 3Es (Effectiveness, Efficiency, and Efficacy). The results indicate that in the comparison of the two scenarios, the quota policy has been shown to be active, efficient, and effective. However, even with an approximation of the representation of black entrants and new arrivals in universities by state to the percentage of blacks in the state, no state has equated the percentage of the former with the latter variable.
Keywords: Negros - Educação
Universidade Pública - Cotas Raciais
Política Pública – Educação Superior
Blacks - Education
Public University - Racial Quotas
Public Policy - Higher Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37473
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