Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, C. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9901530277656226pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, R. C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2463263387435653pt_BR
dc.contributor.referee1Ó, Alarcon Agra do.
dc.contributor.referee1IDÓ, A. A.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5782896152231308pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
dc.contributor.referee2IDCAVALCANTI, S. L. O.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5364488443587225pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo refletir e problematizar a experiência vivenciada em uma Escola Cidadã Integral (ECI) da Paraíba, por meio do programa de Residência Pedagógica, subprojeto de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ao longo do ano de 2023. A escola em foco é a Professor Itan Pereira, situada no bairro de Bodoncogo, em Campina Grande S//N. A documentação selecionada consta dos relatos feitos em cada módulo do programa, fotos e documentação da escola. A decisão de abordar minha experiência dentro do ambiente escolar surgiu após estar inserida e totalmente envolvida com a profissão. A Residência Pedagógica proporcionou diversos aprendizados, mas também enfrentei muitos desafios, os quais decidi explorar nesta pesquisa. O objetivo é refletir memorialmente sobre essa experiência, estabelecendo um paralelo com minhas vivências acadêmicas no ensino superior e o processo de formação de professores. Recorro aos conceitos de prática pedagógica e educação de Paulo Freire (1996), dialogando com o conceito de experiência de Jorge Larrosa (2016), e o conceito da escrita de si de Michel Foulcaut (1983).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleTrilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024).pt_BR
dc.date.issued2024-06-03
dc.description.abstractThis research aims to reflect and problematize the experience lived in an Integral Citizen School (ECI) in Paraíba, through the Pedagogical Residency program, a History subproject of the Federal University of Campina Grande (UFCG), throughout the year of 2023. The school in focus is Professor Itan Pereira, located in the Bodoncogo neigh-borhood, in Campina Grande S//N. The selected documentation consists of reports made in each module of the program, photos and school documentation. The decision to ad-dress my experience within the school environment came after being inserted and fully involved with the profession. The Pedagogical Residency provided a lot of learning, but I also faced many challenges, which I decided to explore in this research. The objective is to reflect memorially on this experience, establishing a parallel with my academic experiences in higher education and the teacher training process. I use the concepts of pedagogical practice and education by Paulo Freire (1996), dialoguing with the concept of experience by Jorge Larrosa (2016), and the concept of self-writing by Michel Foul-caut (1983).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310
dc.date.accessioned2024-08-14T16:50:52Z
dc.date.available2024-08-14
dc.date.available2024-08-14T16:50:52Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectResidência Pedagógica – Relato de Experiênciapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Camila de Moura.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTreading paths: reflections on teaching practice in the pedagogical residency - history subproject (2022/2024).pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Camila de Moura. Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024). 34 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAMILA DE MOURA LIMA-RELATO DE EXPERIÊNCIA-CH-HISTÓRIA (2024).pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.