Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | LIMA, C. M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9901530277656226 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. | |
dc.contributor.advisor1ID | NASCIMENTO, R. C. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2463263387435653 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ó, Alarcon Agra do. | |
dc.contributor.referee1ID | Ó, A. A. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5782896152231308 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira. | |
dc.contributor.referee2ID | CAVALCANTI, S. L. O. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5364488443587225 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo refletir e problematizar a experiência vivenciada em uma Escola Cidadã Integral (ECI) da Paraíba, por meio do programa de Residência Pedagógica, subprojeto de História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), ao longo do ano de 2023. A escola em foco é a Professor Itan Pereira, situada no bairro de Bodoncogo, em Campina Grande S//N. A documentação selecionada consta dos relatos feitos em cada módulo do programa, fotos e documentação da escola. A decisão de abordar minha experiência dentro do ambiente escolar surgiu após estar inserida e totalmente envolvida com a profissão. A Residência Pedagógica proporcionou diversos aprendizados, mas também enfrentei muitos desafios, os quais decidi explorar nesta pesquisa. O objetivo é refletir memorialmente sobre essa experiência, estabelecendo um paralelo com minhas vivências acadêmicas no ensino superior e o processo de formação de professores. Recorro aos conceitos de prática pedagógica e educação de Paulo Freire (1996), dialogando com o conceito de experiência de Jorge Larrosa (2016), e o conceito da escrita de si de Michel Foulcaut (1983). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.title | Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024). | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-06-03 | |
dc.description.abstract | This research aims to reflect and problematize the experience lived in an Integral Citizen School (ECI) in Paraíba, through the Pedagogical Residency program, a History subproject of the Federal University of Campina Grande (UFCG), throughout the year of 2023. The school in focus is Professor Itan Pereira, located in the Bodoncogo neigh-borhood, in Campina Grande S//N. The selected documentation consists of reports made in each module of the program, photos and school documentation. The decision to ad-dress my experience within the school environment came after being inserted and fully involved with the profession. The Pedagogical Residency provided a lot of learning, but I also faced many challenges, which I decided to explore in this research. The objective is to reflect memorially on this experience, establishing a parallel with my academic experiences in higher education and the teacher training process. I use the concepts of pedagogical practice and education by Paulo Freire (1996), dialoguing with the concept of experience by Jorge Larrosa (2016), and the concept of self-writing by Michel Foul-caut (1983). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310 | |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T16:50:52Z | |
dc.date.available | 2024-08-14 | |
dc.date.available | 2024-08-14T16:50:52Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Residência Pedagógica – Relato de Experiência | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Prática de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Estudantes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIMA, Camila de Moura. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Treading paths: reflections on teaching practice in the pedagogical residency - history subproject (2022/2024). | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIMA, Camila de Moura. Trilhando caminhos: reflexões sobre a prática docente na residência pedagógica - subprojeto história (2022/2024). 34 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37310 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Relatos de Experiência |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CAMILA DE MOURA LIMA-RELATO DE EXPERIÊNCIA-CH-HISTÓRIA (2024).pdf | 1.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.