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dc.creator.IDMATIAS, L. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1136396071863424pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, E. C. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9483143620752293pt_BR
dc.description.resumoO debate sobre gênero permanece sendo um tabu em nossa sociedade, a definição de gênero para além da concepção binária é negada e distorcida por grupos que enxergam no debate de gênero uma ameaça à família tradicional. Na escola a discussão desta temática tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil, com o avanço do conservadorismo no Brasil, e através de movimentos disseminados em redes sociais como o “Escola sem Partido” e narrativas sobre a existência de uma “ideologia de gênero” tornou o estudo do tema obscuro. Nossa pesquisa pretende compreender as dificuldades impostas ao debate de gênero na escola, para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa através de uma discussão teórica e observação de campo, realizadas na Escola Cidadã Integral Félix Araújo, na cidade de Campina Grande-PB, assim como entrevistas estruturadas com quatro alunos da instituição e um professor. Buscamos analisar como essas problemáticas podem acarretar a reprodução de desigualdades sociais e de estereótipos de gênero. Para isso tomamos como base teórica para o desenvolvimento desta pesquisa o conceito de gênero como culturalmente construído, por Judith Butler (2003), bem como a concepção formulada por Paulo Freire, em seu livro Pedagogia do Oprimido (2005), de pensar a escola como campo de ensino plural e crítico. Os resultados da pesquisa apontam que o avanço do conservadorismo no país teve um papel importante para dificultar a discussão de gênero na escola, resultando na reprodução de desigualdades e preconceitos, demonstrando a necessidade de aprofundamento das discussões de gênero e sexualidade no campo escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
dc.titleQuestões de gênero: uma discussão sobre a problemática de trabalhar gênero na escola.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractThe debate about gender remains a taboo in our society, the definition of gender beyond the binary conception is denied and distorted by groups that see the gender debate as a threat to the traditional family. At school, the discussion of this topic has become an increasingly difficult task, with the advance of conservatism in Brazil, and through movements disseminated on social networks such as “Escola sem Partido” and narratives about the existence of a “gender ideology ” made the study of the topic obscure. Our research aims to understand the difficulties imposed on the gender debate at school, for this, we carried out qualitative research through a theoretical discussion and field observation, carried out in a School, in the city of Campina Grande-PB, as well as structured interviews with four students from the institution and one teacher. We seek to analyze how these problems can lead to the reproduction of social inequalities and gender stereotypes. For this, we took as a theoretical basis for the development of this research the concept of gender as culturally constructed by Judith Butler (2003), as well as the conception formulated by Paulo Freire, in his book Pedagogy of the Oppressed (2005), of thinking of school as a field of plural and critical teaching. The results of the research indicate that the advancement of conservatism in the country played an important role in hindering the discussion of gender at school, resulting in the reproduction of inequalities and prejudices, demonstrating the need to deepen discussions of gender and sexuality in the school field.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37290-
dc.date.accessioned2024-08-13T17:57:20Z-
dc.date.available2024-08-13-
dc.date.available2024-08-13T17:57:20Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEstereótipos de gêneropt_BR
dc.subjectIdeologia de gêneropt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEscola sem partidopt_BR
dc.subjectGender stereotypespt_BR
dc.subjectGender ideologypt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectSchool without a partypt_BR
dc.subjectEstereotipos de géneropt_BR
dc.subjectIdeología de géneropt_BR
dc.subjectEnseñanzapt_BR
dc.subjectEscuela sin fiestapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMATIAS, Luana de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGender issues: a discussion about the problem of working gender at school.pt_BR
dc.title.alternativeCuestiones de género: una discusión sobre el problema del trabajo género en la escuela.pt_BR
dc.identifier.citationMATIAS, Luana de Oliveira. Questões de gênero: uma discussão sobre a problemática de trabalhar gênero na escola. 2023. 84 fl. Monografia (Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37290pt_BR
dc.description.resumenEl debate sobre género sigue siendo un tabú en nuestra sociedad, la definición de género más allá de la concepción binaria es negada y distorsionada por grupos que ven en el debate El género es una amenaza para la familia tradicional. En la escuela, la discusión sobre este tema se ha vuelto una tarea cada vez más difícil, con el avance del conservadurismo en Brasil, y a través de movimientos difundidos en redes sociales como “Escola sem Partido” y narrativas sobre La existencia de una “ideología de género” oscureció el estudio del tema. Nuestra investigación pretende comprender las dificultades que impone el debate de género en la escuela, para ello, realizamos una investigación cualitativa a través de la discusión teórica y la observación de campo, realizado en la Escola Cidadã Integral Félix Araújo, en la ciudad de Campina Grande-PB, así como en como entrevistas estructuradas a cuatro estudiantes de la institución y un profesor. buscamos analizar cómo estos problemas pueden conducir a la reproducción de desigualdades sociales y de estereotipos de género. Para ello tomamos como base teórica para el desarrollo De esta investigación surge el concepto de género como construido culturalmente, de Judith Butler (2003), así como la concepción formulada por Paulo Freire, en su libro Pedagogía del Oprimido (2005), para pensar la escuela como un campo de enseñanza plural y crítico. Los resultados de la búsqueda señalan que el avance del conservadurismo en el país jugó un papel importante al obstaculizar la discusión de género en la escuela, lo que resulta en la reproducción de desigualdades y prejuicios, demostrando la necesidad de profundizar las discusiones sobre género y sexualidad en campo escolar.pt_BR
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