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dc.creator.IDVIEIRA, L. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6332634314792573pt_BR
dc.contributor.advisor1NÓBREGA, Ivanalda Dantas da.-
dc.contributor.advisor1IDNÓBREGA, I. D.pt_BR
dc.contributor.referee1AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.-
dc.contributor.referee1IDAZEVEDO, S. L. M.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3664258994348544pt_BR
dc.contributor.referee2ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.-
dc.contributor.referee2IDALVES, C. C. E.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4727172806308807pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como tema central a proliferação da desinformação virtual na sociedade moderna, com foco no contexto geográfico brasileiro, e tem como objetivo identificar os impactos das informações falsas na Educação Básica, com foco no contexto da leitura do espaço geográfico na era do mundo científico informacional. Esta pesquisa se realizou no período dos meses de janeiro a abril de 2024 e a metodologia utilizada baseou-se em revisão bibliográfica contextualizada. As referências bibliográficas abordaram a cibercultura e inovações tecnológicas (Simões, 2009; Valle, 2019; Demo, 2011; Da Silva, 2022), as tecnologias de comunicação e fake news (Santos, 2022; Hooks, 2020; Baladeli et al., 2012; Vilela e Selles, 2020) e as dificuldades dos docentes diante da desinformação (Moran, 2005; Souza e Bonilla, 2014; Da Silva et al., 2023; Santos, 2022). Os resultados apontam para danos causados no desenvolvimento da formação crítica dos estudantes, bem como para as dificuldades enfrentadas pelos docentes diante das inovações tecnológicas e da crescente desinformação virtual perpetuada pelos estudantes. Conclui-se que é necessário adotar prudência no uso das tecnologias no cotidiano escolar, buscando integrá-las de maneira responsável e efetiva por parte de alunos e professores, assim como se torna essencial promover ações referentes à educação virtual que visem filtrar a veracidade dos conteúdos compartilhados por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA era das informações falsas e suas repercussões na educação básica: um desafio para a formação crítica de estudantes.pt_BR
dc.date.issued2024-05-22-
dc.description.abstractThe central theme of this study is the proliferation of virtual misinformation in modern society, focusing on the Brazilian geographic context, and aims to identify the impacts of false information on Basic Education, focusing on the context of reading geographic space in the era of the scientific informational world. This research was carried out from January to April 2024 and the methodology used was based on a contextualized bibliographic review. The bibliographic references addressed cyberculture and technological innovations (Simões, 2009; Valle, 2019; Demo, 2011; Da Silva, 2022), communication technologies and fake news (Santos, 2022; Hooks, 2020; Baladeli et al., 2012; Vilela and Selles, 2020) and the difficulties teachers face when faced with misinformation (Moran, 2005; Souza and Bonilla, 2014; Da Silva et al., 2023; Santos, 2022). The results point to damage caused to the development of students' critical training, as well as to the difficulties faced by teachers when faced with technological innovations and the growing virtual misinformation perpetuated by students. It is concluded that it is necessary to adopt prudence in the use of technologies in everyday school life, seeking to integrate them in a responsible and effective manner by students and teachers, as well as it is essential to promote actions related to virtual education that aim to filter the veracity of the content shared through digital information and communication technologies (TDIC).pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37247-
dc.date.accessioned2024-08-09T19:06:12Z-
dc.date.available2024-08-09-
dc.date.available2024-08-09T19:06:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInformações Falsaspt_BR
dc.subjectEntendimento do Espaçopt_BR
dc.subjectCotidiano Escolarpt_BR
dc.subjectFormação Críticapt_BR
dc.subjectDificuldades Docentespt_BR
dc.subjectFalse Informationpt_BR
dc.subjectUnderstanding The Spacept_BR
dc.subjectDaily School Lifept_BR
dc.subjectCritical Trainingpt_BR
dc.subjectTeaching Difficultiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIEIRA , Lucas Chagas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe era of false information and its repercussions on basic education: a challenge for the critical training of students.pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Lucas Chagas. A era das informações falsas e suas repercussões na educação básica: um desafio para a formação crítica de estudantes. 33 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. Disponível em:pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

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