Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37134
Title: | Análise da viabilidade da implantação de uma ciclofaixa para acesso ao Campus Pombal da Universidade Federal de Campina Grande. |
Other Titles: | Analysis of the feasibility of implementing a cycle lane to access the Pombal Campus of the Federal University of Campina Grande. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Ranyelly Wellen Florentino de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | BATISTA, Larissa Santana. |
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: | SANTANA, Cícero Fellipe Diniz de. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SOUZA, Thyago Lima. |
Keywords: | Mobilidade urbana;Infraestrutura;Política nacional de mobilidade urbana;Comunidade acadêmica;Urban mobility;Infrastructure;National urban mobility policy;Academic community |
Issue Date: | 1-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Ranyelly Wellen Florentino de. Análise da viabilidade da implantação de uma ciclofaixa para acesso ao Campus Pombal da Universidade Federal de Campina Grande. 2023. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Centro de Ciências e Tecnologias Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2023. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A mobilidade urbana no Brasil enfrenta desafios estruturais notáveis, resultado da ênfase pós- Revolução Industrial no tráfego veicular em detrimento de opções sustentáveis. Problemas como transporte público inadequado, congestionamentos e carência de infraestrutura evidenciam a necessidade de abordagens integradas, alinhadas à Política Nacional de Mobilidade Urbana. A promoção de deslocamentos sustentáveis é crucial, conforme estabelecido pela Política Nacional de Mobilidade Urbana. Nesse contexto, o estudo analisa a viabilidade a implantação de uma ciclofaixa para acesso ao Campus Pombal da UFCG, visando melhorar a qualidade e segurança dos deslocamentos. O estudo tem como objetivo avaliar a percepção sobre a viabilidade de implantação uma ciclofaixa para facilitar o acesso universitário, sendo necessário o levantamento do perfil dos usuários que frequentam o Campus Pombal, como a demanda atual de deslocamento, e analisar da percepção dos usuários. O estudo adota coleta de dados e métodos estatísticos para avaliar a demanda de pedestres e ciclistas no Campus Pombal da UFCG. Com uma amostra de 106 participantes, incluindo estudantes, professores e terceirizados, a pesquisa busca analisar a viabilidade da infraestrutura para mobilidade ativa. Utilizando análises descritivas, inferenciais e técnicas de aprendizado de máquina, como Qui-Quadrado, PCA e K-Means, identifica padrões e relações entre variáveis. A análise do perfil da comunidade universitária em Pombal-PB revela uma predominância masculina (54,7%) e faixa etária jovem (79,3% entre 15 e 25 anos). Quanto à mobilidade, 46,3% preferem deslocamento a pé. A proposta da ciclofaixa recebe forte apoio (92,7%), sendo que 87,7% acreditam que ela incentivaria o uso da bicicleta. A pesquisa ressaltou a necessidade de conscientização sobre mobilidade sustentável, propondo uma rota de ciclofaixa como forma de promover a mobilidade ativa. Destacou-se as dificuldades enfrentadas pela comunidade acadêmica, que majoritariamente realiza deslocamentos a pé. Apesar disso, os usuários expressam apoio à implementação de uma ciclofaixa bem estruturada, vista como solução para reduzir o fluxo de veículos e promover uma mobilidade mais sustentável. De acordo com a percepção dos usuários, a implementação de uma ciclofaixa seria benéfica para a comunidade. Contudo, é fundamental que essa infraestrutura esteja devidamente estruturada e sinalizada, garantindo segurança e conforto aos usuários. |
Abstract: | Urban mobility in Brazil faces notable structural challenges, a result of the post-Industrial Revolution emphasis on vehicular traffic at the expense of sustainable options. Issues such as inadequate public transportation, congestion, and lack of infrastructure highlight the need for integrated approaches aligned with the National Urban Mobility Policy. The promotion of sustainable commuting is crucial, as established by the National Urban Mobility Policy. In this context, the study examines the feasibility of implementing a bike lane for access to the UFCG Pombal Campus, aiming to improve the quality and safety of commuting. The study aims to assess the perception of the viability of implementing a bike lane to facilitate university access, requiring a survey of the profiles of users who frequent the Pombal Campus, such as the current demand for commuting, and an analysis of user perceptions. The study adopts data collection and statistical methods to evaluate pedestrian and cyclist demand at the UFCG Pombal Campus. With a sample of 106 participants, including students, professors, and staff, the research seeks to analyze the viability of infrastructure for active mobility. Using descriptive and inferential analyses and machine learning techniques such as Chi-square, PCA, and K-Means, it identifies patterns and relationships between variables. The analysis of the profile of the university community in Pombal-PB reveals a male predominance (54.7%) and a young age group (79.3% between 15 and 25 years old). Regarding mobility, 46.3% prefer walking as a mode of transportation. The bike lane proposal receives strong support (92.7%), with 87.7% believing that it would encourage bicycle use. The research emphasized the need for awareness of sustainable mobility, proposing a bike lane route as a way to promote active mobility. It highlighted the difficulties faced by the academic community, which predominantly commutes on foot. Despite this, users express support for the implementation of a well-structured bike lane, seen as a solution to reduce vehicle traffic and promote more sustainable mobility. According to user perception, the implementation of a bike lane would be beneficial for the community. However, it is essential that this infrastructure be properly structured and signaled, ensuring safety and comfort for users. |
Keywords: | Mobilidade urbana Infraestrutura Política nacional de mobilidade urbana Comunidade acadêmica Urban mobility Infrastructure National urban mobility policy Academic community |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37134 |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Engenharia Civil - CCTA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RANYELLY WELLEN FLORENTINO DE OLIVEIRA - TCC ENGENHARIA CIVIL 2023.pdf | Ranyelly Wellen Florentino de Oliveira- TCC Engenharia Civil 2023. | 3 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.