Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36998
Title: | Docência e estágio supervisionado: contribuições de uma sequência didática na formação do professor de Geografia. |
Other Titles: | Teaching and supervised internship: contributions of a didactic sequence in the training of geography teachers. Docencia y prácticas tuteladas: aportes de una secuencia didáctica en la formación de profesores de geografía. |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS NETO, Basílio José dos. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega Di. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
Keywords: | Estágio supervisionado;Sequência didática - ensino de Geografia;Supervised internship;Following teaching;Prácticas supervisadas;Después de la enseñanza;Formação docente - Geografia;Estágio supervisionado - Geografia;Licenciatura em Geografia - CH UFCG |
Issue Date: | 21-Jun-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SANTOS NETO, Basílio José dos. Docência e estágio supervisionado: contribuições de uma sequência didática na formação do professor de geografia. 2023. 22 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36998 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A formação acadêmica em licenciatura e o estágio supervisionado caminham lado a lado na busca de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes. Destaca-se a necessidade de fortalecer a pesquisa e a reflexão acerca de práticas pedagógicas durante a formação inicial de professores no curso de Licenciatura em Geografia, do Centro de Humanidades, da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba. Para tanto, refletimos sobre o estágio supervisionado como espaço e tempo de aprendizagens durante a relação universidade escola procurando aprender como se ensina e educa os sujeitos com a utilização de distintas metodologias e recursos que possibilitem melhores aprendizagens. Com o objetivo de contribuir na execução de práticas de ensino que proporcionem a aprendizagem aplicamos uma atividade de sequência didática a uma turma do terceiro (3o) do ensino médio na Escola Cidadã Integral Professora Maria José Costa de Albuquerque, entre os dias de 01 de Maio de 2022 a 30 de Agosto de 2022 na cidade de Olivedos-PB que fisiograficamente está localizada na mesorregião do Agreste Paraibano e na microrregião do Curimataú Ocidental, que teve o foco em construir um projeto de ensino que contribua na formação da prática profissional docente. O caminho metodológico seguido foi o da pesquisa-ação, na qual o profissional em formação teve a oportunidade de paralelamente aplicar e avaliar a prática docente. Os resultados alcançados indicam a importância do estágio supervisionado como espaço de pesquisa do graduando e que necessita de um olhar mais amplo que valorize e financie a formação do profissional da educação para melhor desempenho de atividades. |
Abstract: | Academic training in teaching degrees and supervised internships go hand in hand in the search for innovative and effective pedagogical practices. It highlights the need to strengthen research and reflection on pedagogical practices during the initial training of teachers in the Licentiate in Geography course at the Humanities Center at the Federal University of Campina Grande, Paraíba. Therefore, we reflect on the supervised internship as a space and time for learning during the university-school relationship, seeking to learn how to teach and educate subjects using different methodologies and resources that enable better learning. With the aim of contributing to the implementation of teaching practices that provide learning, we applied a didactic sequence activity to a third (3rd) high school class at Escola Cidadã Integral Professora Maria José Costa de Albuquerque, between the days of 01 to 30 of May 2022 in the city of Olivedos-PB, which is physiographically located in the mesoregion of Agreste Paraibano and in the microregion of Western Curimataú, which focused on building a teaching project that contributes to the formation of professional teaching practice. The methodological path followed was that of action research, in which the professional in training had the opportunity to simultaneously apply and evaluate the teaching practice. The results achieved indicate the importance of the supervised internship as a research space for the undergraduate student, which needs a broader view that values and finances the training of education professionals for better performance of activities. |
???metadata.dc.description.resumen???: | La formación académica en licenciatura y prácticas tuteladas van de la mano en búsqueda de prácticas pedagógicas innovadoras y efectivas. La necesidad de fortalecer la Investigación y reflexión sobre las prácticas pedagógicas durante la formación inicial docente. en la carrera de Licenciatura en Geografía, en el Centro de Humanidades, de la Universidad Federal de Campina Grande, Paraíba. Para ello reflexionamos sobre las prácticas tuteladas como espacio y tiempo de aprendizaje durante la relación universidad-escuela que busca aprender cómo enseñar y educar sujetos utilizando diferentes metodologías y recursos que permitir un mejor aprendizaje. Con el objetivo de contribuir a la implementación de enseñanza que proporciona aprendizaje, aplicamos una secuencia didáctica de actividades para una tercera (3ra) promoción de secundaria en la Escola Cidadã Integral Professora Maria José Costa de Albuquerque, entre el 1 de mayo de 2022 y el 30 de agosto de 2022 en la ciudad de Olivedos-PB, que se ubica fisiológicamente en la mesorregión de Agreste Paraibano y en la microrregión Curimataú Oeste, que se centró en la construcción de un proyecto de enseñanza que contribuya a la formación de la práctica profesional docente. El camino metodológico seguido fue la investigación acción, en la que el profesional en formación tuvo la oportunidad de paralelamente, aplicar y evaluar la práctica docente. Los resultados obtenidos indican la importancia de la pasantía supervisada como espacio de investigación para el pregrado y que requiere de una perspectiva más amplia que valore y financie la formación de profesionales de la educación para mejor desempeño de las actividades. |
Keywords: | Estágio supervisionado Sequência didática - ensino de Geografia Supervised internship Following teaching Prácticas supervisadas Después de la enseñanza Formação docente - Geografia Estágio supervisionado - Geografia Licenciatura em Geografia - CH UFCG |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Geografia |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36998 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BASÍLIO JOSÉ DOS SANTOS NETO - TCC ARTIGO LICENCIATURA EM GEOGRAFIA CH 2023.pdf | Basílio José dos Santos Neto - TCC Artigo Licenciatura em Geografia CH 2023 | 816.1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.