Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36967
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/4466921962013016pt_BR
dc.creator.LattesHERMOGENS, G. P. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1DINIZ, Lincoln da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDDINIZ, L. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9661738814291410pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Kátia Cristina Ribeiro.-
dc.contributor.referee1IDCOSTA, K. C. R.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3877332506561811pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Crisólogo Vieira de.-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, C. V.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7654679842422697pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho faz uma análise sobre a construção do conhecimento geográfico, a partir da linguagem teatral como proposta de recurso didático. A Geografia vem passando por momentos de mudança em sua prática diante das novas metodologias ativas, no qual tem surgido, e é nessa perspectiva que esse trabalho objetiva abordar o teatro como recurso didático no ensino de Geografia. Pois, aproximar a teoria da prática é algo desafiador, por esse motivo é feito um estudo a partir do conceito de lugar, alinhado as vivencias do aluno. Como caminho metodológico foi realizado pesquisa bibliográfica. Conclui-se que a prática recorrente do ensino tradicional, é voltado a decorar e memorizar conteúdo, portanto, falta o incentivo e acesso ao uso de ferramentas que proporcione a ampliação do conhecimento e ideias geográficas em sala de aula, fazendo necessário repensar na prática do ensinar Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleO lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico.pt_BR
dc.date.issued2023-07-17-
dc.description.abstractThis work analyzes the construction of geographic knowledge, based on theatrical language as a proposal for a didactic resource. Geography has been going through moments of change in its practice in the face of new active methodologies, in which it has emerged, and it is from this perspective that this work aims to approach theater as an instrument of knowledge through the production of pedagogical plays in the teaching of geography. Because, bringing theory closer to practice is challenging, for this reason a study is carried out based on the concept of place, aligned with the student's experiences. As a methodological path, bibliographical research was carried out. It is concluded that the recurrent practice of traditional teaching is aimed at memorizing and memorizing content, therefore, there is a lack of incentive and access to the use of tools that provide the expansion of knowledge and geographical ideas in the classroom, making it necessary to rethink the practice of teaching. teach geography.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36967-
dc.date.accessioned2024-07-31T18:39:49Z-
dc.date.available2024-07-31-
dc.date.available2024-07-31T18:39:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectTeatro - Recurso Didáticopt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectTheater - Teaching Resourcept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorHERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe place of the theater: building my geographical knowledge.pt_BR
dc.identifier.citationHERMOGENS, Gislayne Pontes da Silva. O lugar do teatro: construindo o meu conhecimento geográfico. 2023. 21 f. Recurso didático (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Recursos Didáticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GISLAYNE PONTES DA SILVA HERMOGENS-RECURSO DIDÁTICO-CH-GEOGRAFIA (2023).pdf189.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.