Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36941
Title: Juntos somos melhores! Análise da coprodução nos serviços públicos educacionais em escolas de Campina Grande-PB.
Other Titles: Together we are better! analysis of coproduction in public educational services in schools of Campina Grande-PB.
???metadata.dc.creator???: GUIMARÃES, Gilson Pereira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CALDAS, Patrícia Trindade.
Keywords: Serviços Públicos - Coprodução;Educação;Engajamento Civil;Public Services - Coproduction;Education;Civic Engagement
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GUIMARÃES, Gilson Pereira. Juntos somos melhores! análise da coprodução nos serviços públicos educacionais em escolas de Campina Grande-PB. 2023. 29 f. Artigo (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
???metadata.dc.description.resumo???: A coprodução é uma estratégia governamental que busca envolver a sociedade civil na melhoria dos serviços públicos, sendo especialmente relevante na área da educação pela natureza da própria atividade ser colaborativa. Este estudo objetiva analisar a coprodução nos serviços públicos de educação em escolas de Campina Grande-PB em diferentes fases do ciclo de serviço e níveis de participação. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa exploratória descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores, professores, alunos e pais, e foram triangulados com pesquisa documental e observações. A análise de conteúdo revelou vários exemplos de coprodução, como a implementação de orçamentos democráticos, a adoção de conselhos participativos e a colaboração de diversos atores da sociedade para aprimorar a educação dos estudantes. Verificou-se que a escola municipal de ensino fundamental apresentou uma diversidade maior de exemplos, parcerias e força na coprodução em comparação à escola estadual de ensino médio. Este artigo contribui para expandir o entendimento acerca do conceito de coprodução na prática, classificando os achados com base em uma tipologia presente na literatura, e pode fornecer percepções para escolas e gestores sobre como incentivar a participação dos indivíduos, famílias, comunidades e o engajamento civil em projetos de coprodução na educação pública.
Abstract: Coproduction is a governmental strategy that seeks to involve civil society in improving public services, being particularly relevant in the field of education due to the collaborative nature of the activity itself. This study aims to analyze coproduction in public education services in schools in Campina Grande-PB at different phases of the service cycle and levels of participation. The research adopted a qualitative exploratory-descriptive approach. Data were collected through semi-structured interviews with managers, teachers, students, and parents, and were triangulated with documentary research and observations. Content analysis revealed several examples of coproduction, such as the implementation of democratic budgets, the adoption of participatory councils, and the collaboration of various actors in society to enhance students' education. It was found that the municipal elementary school presented a greater diversity of examples, partnerships, and strength in coproduction compared to the state high school. This article contributes to expanding the understanding of the concept of coproduction in practice, classifying the findings based on a typology present in the literature, and may provide insights for schools and administrators on how to encourage the participation of individuals, families, communities, and civil engagement in coproduction projects in public education.
Keywords: Serviços Públicos - Coprodução
Educação
Engajamento Civil
Public Services - Coproduction
Education
Civic Engagement
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36941
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILSON PEREIRA GUIMARÃES-ARTIGO-CH-ADMINISTRAÇÃO (2023).pdf887.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.