Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36941
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGUIMARÃES, G. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7757787811287027pt_BR
dc.contributor.advisor1CALDAS, Patrícia Trindade.-
dc.contributor.advisor1IDCALDAS, Patrícia Trindade.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3773621529263860pt_BR
dc.description.resumoA coprodução é uma estratégia governamental que busca envolver a sociedade civil na melhoria dos serviços públicos, sendo especialmente relevante na área da educação pela natureza da própria atividade ser colaborativa. Este estudo objetiva analisar a coprodução nos serviços públicos de educação em escolas de Campina Grande-PB em diferentes fases do ciclo de serviço e níveis de participação. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa exploratória descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores, professores, alunos e pais, e foram triangulados com pesquisa documental e observações. A análise de conteúdo revelou vários exemplos de coprodução, como a implementação de orçamentos democráticos, a adoção de conselhos participativos e a colaboração de diversos atores da sociedade para aprimorar a educação dos estudantes. Verificou-se que a escola municipal de ensino fundamental apresentou uma diversidade maior de exemplos, parcerias e força na coprodução em comparação à escola estadual de ensino médio. Este artigo contribui para expandir o entendimento acerca do conceito de coprodução na prática, classificando os achados com base em uma tipologia presente na literatura, e pode fornecer percepções para escolas e gestores sobre como incentivar a participação dos indivíduos, famílias, comunidades e o engajamento civil em projetos de coprodução na educação pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleJuntos somos melhores! Análise da coprodução nos serviços públicos educacionais em escolas de Campina Grande-PB.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.description.abstractCoproduction is a governmental strategy that seeks to involve civil society in improving public services, being particularly relevant in the field of education due to the collaborative nature of the activity itself. This study aims to analyze coproduction in public education services in schools in Campina Grande-PB at different phases of the service cycle and levels of participation. The research adopted a qualitative exploratory-descriptive approach. Data were collected through semi-structured interviews with managers, teachers, students, and parents, and were triangulated with documentary research and observations. Content analysis revealed several examples of coproduction, such as the implementation of democratic budgets, the adoption of participatory councils, and the collaboration of various actors in society to enhance students' education. It was found that the municipal elementary school presented a greater diversity of examples, partnerships, and strength in coproduction compared to the state high school. This article contributes to expanding the understanding of the concept of coproduction in practice, classifying the findings based on a typology present in the literature, and may provide insights for schools and administrators on how to encourage the participation of individuals, families, communities, and civil engagement in coproduction projects in public education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36941-
dc.date.accessioned2024-07-30T15:37:48Z-
dc.date.available2024-07-30-
dc.date.available2024-07-30T15:37:48Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectServiços Públicos - Coproduçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEngajamento Civilpt_BR
dc.subjectPublic Services - Coproductionpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCivic Engagementpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGUIMARÃES, Gilson Pereira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTogether we are better! analysis of coproduction in public educational services in schools of Campina Grande-PB.pt_BR
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Gilson Pereira. Juntos somos melhores! análise da coprodução nos serviços públicos educacionais em escolas de Campina Grande-PB. 2023. 29 f. Artigo (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GILSON PEREIRA GUIMARÃES-ARTIGO-CH-ADMINISTRAÇÃO (2023).pdf887.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.