Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36187
Title: | Desafios e potencialidades da coordenação pedagógica para a atuação docente nos anos iniciais. |
Other Titles: | Challenges and potentialities of pedagogical coordination for teaching in the initial years. |
???metadata.dc.creator???: | PEDROSA, Larisse Batista. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
Keywords: | Coordenação pedagógica;Atuação docente;Escola pública;Pedagogical coordination;Teaching activity;Public school |
Issue Date: | 23-Nov-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | PEDROSA, Larisse Batista. Desafios e potencialidades da coordenação pedagógica para a atuação docente nos anos iniciais. 2023. 22f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho tem o objetivo de analisar desafios e potencialidades da coordenação pedagógica para a atuação docente em escolas públicas. Diante disso, se faz necessário questionar por quais desafios e potencialidades a coordenação pedagógica pode ser articulada às práticas docentes na escola pública? Entende-se nesta produção que a coordenação pedagógica é estratégica para articulações de ações coletivas na unidade escolar e, para isso, é indispensável conhecer suas atribuições e competências diante das demandas sociais e políticas pelas quais a escola é desafiada. Quanto à metodologia aplicada, escolheu-se fazer uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica qualitativa em que o processo de sistematização aconteceu a partir da análise de conteúdo ante ao estudo exploratório para com o tratamento de dados quanto às categorias e o referencial teórico. As categorias de análises que estruturaram este estudo foram: Coordenação Pedagógica em Franco (2016), Atuação Docente em Placco e Souza (2012), Escola Pública em Paro (2010) e em Almeida (2012) quanto à de relações interpessoais em atuação docente, entendendo que as categorias balizam discussões que se consensualizaram como relevantes na área temática da coordenação pedagógica. Com isso, a produção trata de temáticas como: as atribuições e atividades desempenhadas pelo profissional responsável da coordenação pedagógica; as ações, relações cotidianas da coordenação pedagógica ante à atuação docente em escolas públicas e os desafios e as potencialidades das atividades desempenhadas por profissionais desse segmento de coordenação de processos educativos. Sendo assim, os principais resultados da pesquisa envidada é que há desafios estruturais a serem superados para a efetivação das atribuições do profissional de coordenação pedagógica, principalmente, relativos à identidade profissional, mas compreender que sua principal potencialidade é a de contribuir com a articulação, formação e transformação da atuação docente ante a qualificação dos processos de ensinar e aprender ante à vivência da função social da escola. |
Keywords: | Coordenação pedagógica Atuação docente Escola pública Pedagogical coordination Teaching activity Public school |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36187 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LARISSE BATISTA PEDROSA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdf | Larisse Batista Pedrosa. Artigo Especialização em Formação Docente para a Educação Básica. CFP 2023. | 612.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.