Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36185
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDROLIM, K. H. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6340637296807586pt_BR
dc.contributor.advisor1PIRES, Aparecida Carneiro.-
dc.contributor.advisor1IDPIRES, Aparecida Carneiro.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5613969088897311pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.-
dc.description.resumoEste artigo propõe reflexões acerca da utilização dos materiais não estruturados na educação infantil e tem como objetivo geral analisar as pesquisas científicas sobre os materiais não estruturados na educação infantil, estabelecendo um estado da arte com o intuito de identificar as tendências dos estudos acerca da temática em questão. Para a materialização do estudo e compreensão dos conceitos trabalhados, nos fundamentamos em pressupostos teóricos de autores/as como Botas (2008), Oliveira (2000), Meirelles (2016), Kramer (2005), Vygotsky (1982), entre outros/as. Metodologicamente, desenvolve-se uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo “Estado da Arte” fundamentada por Romanowski e Ens (2006), trazendo um levantamento e a análise de 9 produções que têm como objeto de estudo os materiais não estruturados na Educação Infantil. Conclui-se a partir da pesquisa que os materiais não estruturados despertam o interesse, a curiosidade, a imaginação e a criação, pois, promovem novos desafios e brincadeiras nas quais as crianças exploram, experimentam, ressignificam sem atribuir gênero no brincar. Além disso, contribui na conscientização da sustentabilidade e do consumismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleOs materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados.pt_BR
dc.date.issued2023-11-30-
dc.description.abstractThis article proposes reflections on the use of unstructured materials in early childhood education and its general objective is to analyze scientific research on unstructured materials in early childhood education, establishing a state of the art with the aim of identifying trends in studies on the topic in question. question. To materialize the study and understand the concepts worked on, we are based on theoretical assumptions from authors such as Botas (2008), Oliveira (2000), Meirelles (2016), Kramer (2005), Vygotsky (1982), among others. Methodologically, research is developed with a qualitative approach of the “State of the Art” type based on Romanowski and Ens (2006), bringing a survey and analysis of 9 productions that have unstructured materials in Early Childhood Education as their object of study. It is concluded from the research that unstructured materials arouse interest, curiosity, imagination and creation, as they promote new challenges and games in which children explore, experiment, give new meanings without assigning gender in play. Furthermore, it contributes to raising awareness of sustainability and consumerism.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36185-
dc.date.accessioned2024-06-19T17:51:46Z-
dc.date.available2024-06-19-
dc.date.available2024-06-19T17:51:46Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectJogo e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação infantil - Materiais não estruturadospt_BR
dc.subjectBrinquedospt_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectGame and gamespt_BR
dc.subjectEarly childhood education - Unstructured materialspt_BR
dc.subjectToyspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorROLIM, Kethley Horranna Bezerra.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUnstructured materials in early childhood education: possibilities beyond industrialized toys.pt_BR
dc.identifier.citationROLIM, Kethley Horranna Bezerra. Os materiais não estruturados na educação infantil: possibilidades para além dos brinquedos industrializados. 2023. 28f. Monografia (Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KETHLEY HORRANNA BEZERRA ROLIM. MONOGRAFIA ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfKethley Horranna Bezerra Rolim. Monografia Especialização em Formação Docente para a Educação Básica. CFP 2023.505.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.