Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36172
Title: | Relações interpessoais na educação: (re)ssignificando olhares sobre a alteridade no contexto de uma escola pública no município de Cajazeiras/PB. |
Other Titles: | Interpersonal relationships in education: (re)signifying perspectives on otherness in the context of a public school in the city of Cajazeiras/PB. |
???metadata.dc.creator???: | COÊLHO, José Anderson de Luna. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | PIRES, Aparecida Carneiro. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
Keywords: | Educação - Relações interpessoais;Alteridade;Educação - Município - Cajazeiras - Paraíba;Relações interpessoais;Education - Interpersonal relationships;Otherness;Education - Municipality - Cajazeiras - Paraíba;Interpersonal relationships |
Issue Date: | 30-Nov-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | COÊLHO, José Anderson de Luna. Relações interpessoais na educação: (re)ssignificando olhares sobre a alteridade no contexto de uma escola pública no município de Cajazeiras/PB. 2023. 34f. Artigo Monográfico(Especialização em Formação Docente para a Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente artigo propõe discussões acerca das relações interpessoais na educação: (re)ssignificando os olhares sobre a alteridade, no contexto de uma escola pública do município de Cajazeiras/PB. Este artigo tem como objetivo central: analisar sob a ótica da alteridade as relações interpessoais na educação; como também, refletir sobre a ótica das relações interpessoais, na perspectiva do eu em consonância com o alter, inserido no contexto educacional; compreender o aprendizado como forma de aprimorar saberes e formar seres reflexivos; perceber o outro no processo educativo, na participação de todos, e no respeito a pluralidade. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa (Ludke e André, 1986), de natureza básica (Appolinário, 2011), sendo uma pesquisa exploratória (Severino, 2016), com entrevistas não-diretivas ou semiestruturadas e utilizando o AC – Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Este trabalho fundamenta-se nas contribuições teóricas de Nóvoa (2004), Leite (2010), Guareschi (1998), Freire (1992) e Habowski, Conte e Pugens (2018). |
Keywords: | Educação - Relações interpessoais Alteridade Educação - Município - Cajazeiras - Paraíba Relações interpessoais Education - Interpersonal relationships Otherness Education - Municipality - Cajazeiras - Paraíba Interpersonal relationships |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36172 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSÉ ANDERSON DE LUNA COÊLHO. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdf | José Anderson de Luna Coêlho. Artigo Especialização em Formação Docente para a Educação Básica. CFP 2023. | 395.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.