Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36167
Title: | Desafios e possibilidades da escola para inclusão da criança com autismo. |
Other Titles: | Challenges and possibilities for schools to include children with autism. |
???metadata.dc.creator???: | QUARESMA, Cláudia de Oliveira Dias |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | SOUSA, Rozilene Lopes |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
Keywords: | Inclusão escolar;Transtorno do Espectro Autista - TEA;Crianças autistas - Ambiente escolar;Aprendizagem - Crianças autistas;School inclusion;Autism Spectrum Disorder - ASD;Autistic children - School environment;Learning - Autistic Children |
Issue Date: | 12-Aug-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | QUARESMA, Cláudia de Oliveira Dias. Desafios e possibilidades da escola para a inclusão da criança com autismo. 2023. 27f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente- Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas escolas é um desafio que requer abordagens cuidadosas e estratégias específicas para garantir o desenvolvimento e a aprendizagem adequada dessas crianças. Este trabalho tem como objetivo explorar os desafios e as possibilidades da escola no que diz respeito à inclusão de crianças com autismo no ambiente escolar. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, na perspectiva da revisão bibliográfica. O estudo começa com uma contextualização do tema, destacando a importância da inclusão de crianças com autismo nas escolas e os obstáculos que frequentemente surgem nesse processo. O trabalho explora conceitos-chave, como inclusão, TEA, adaptações curriculares e as teorias de autores relevantes que fundamentam a discussão sobre o desenvolvimento e aprendizagem de crianças com autismo. Os dados da pesquisa foram possíveis a partir de uma seleção rigorosa, guiada por critérios específicos de inclusão, e destacou trabalhos que direcionam seu foco para os desafios e possibilidades inerentes à inclusão de crianças com autismo nas escolas. Além disso, são discutidas as possibilidades e estratégias alternativas de comunicação que podem ser adotadas para promover a inclusão efetiva, como o trabalho por equipes interprofissionais, uso de tecnologias assistivas e a criação de ambientes inclusivos. A discussão final destaca a importância de uma abordagem inclusiva na educação, enfatizando que a inclusão não beneficia apenas as crianças com autismo, mas toda a comunidade escolar. O estudo ressalta a necessidade de políticas educacionais que promovam a inclusão e forneçam recursos adequados para as escolas lidarem com esses desafios. |
Keywords: | Inclusão escolar Transtorno do Espectro Autista - TEA Crianças autistas - Ambiente escolar Aprendizagem - Crianças autistas School inclusion Autism Spectrum Disorder - ASD Autistic children - School environment Learning - Autistic Children |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36167 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CLÁUDIA DE OLIVEIRA DIAS QUARESMA. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdf | Cláudia de Oliveira Dias Quaresma. Artigo Especialização em Formação Docente para Educação Básica. CFP 2023. | 547.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.