Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36163
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | PASSOS, A. R. R. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5977462333839074 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. | - |
dc.contributor.advisor1ID | AMARAL, M. G. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 | pt_BR |
dc.contributor.referee1ID | Ane Cristine Hermínio. | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | CUNHA | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem por objeto de estudo as vivências de acolhimento dos docentes, focalizando, o aspecto emocional dos professores. O objetivo geral consiste em analisar se o processo de vivências e acolhimento propiciado pela Secretaria Municipal de Educação, aos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental no período pós-pandêmico, contemplou as necessidades apresentadas no âmbito da saúde emocional docente. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. O instrumento de produção de dados foi a entrevista semiestruturada, com os docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quanto aos resultados, constatou-se que há uma deficiência na promoção de vivências e acolhimento no que concerne à saúde emocional, por parte da Secretaria Municipal de Educação do Município, para sanar as dificuldades encontradas pelos docentes. A pesquisa realizada mostrou que três dos docentes relataram não haver formação específica nessa área, ficando a critério de cada um, buscar ajuda sempre que necessário fosse. Apenas um afirmou ter havido palestras, referente ao assunto, e profissionais disponíveis para atender a demanda. Ficou evidente que há uma grande escassez no Município com relação às vivências de acolhimento voltadas para a área emocional dos docentes, deixando a desejar e atender de forma integral esses profissionais. Tendo aí a necessidade que esse pensamento deve ser revisto, repensado. Tendo em vista que a qualidade do ensino depende do trabalho do professor, por isso, essa situação precisa ser transformada. Os achados dessa investigação apontam para a necessidade de que ações dessa natureza venham a ser ofertadas, ou seja, que as vivências de acolhimento de professores contemplem informações sobre saúde emocional docente, pois até a data de realização desse estudo, estas ações são praticamente inexistentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Vivências de acolhimento dos docentes do município de Cajazeiras/PB: a saúde emocional em foco. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36163 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-18T18:37:36Z | - |
dc.date.available | 2024-06-18 | - |
dc.date.available | 2024-06-18T18:37:36Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Vivências de acolhimento | pt_BR |
dc.subject | Adoecimento docente | pt_BR |
dc.subject | Saúde emocional docente | pt_BR |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Docentes - Cajazeiras-Município - Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Reception experiences | pt_BR |
dc.subject | Teacher illness | pt_BR |
dc.subject | Teacher emotional health | pt_BR |
dc.subject | Teaching work | pt_BR |
dc.subject | Teachers - Cajazeiras-Municipality - Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PASSOS, Ana Raquel Rolim. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Experiences of welcoming teachers in the city of Cajazeiras/PB: emotional health in focus. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PASSOS, Ana Raquel Rolim. Vivências de acolhimento dos docentes do município de Cajazeiras/PB: a saúde emocional em foco. 2023. 28f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente- Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANA RAQUEL ROLIM PASSOS. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdf | Ana Raquel Rolim Passos. Artigo Especialização em Formaçõa Docente para Educação Básica. CFP 2023. | 337.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.