Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36163
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPASSOS, A. R. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5977462333839074pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1IDAne Cristine Hermínio.pt_BR
dc.contributor.referee1LattesCUNHApt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objeto de estudo as vivências de acolhimento dos docentes, focalizando, o aspecto emocional dos professores. O objetivo geral consiste em analisar se o processo de vivências e acolhimento propiciado pela Secretaria Municipal de Educação, aos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental no período pós-pandêmico, contemplou as necessidades apresentadas no âmbito da saúde emocional docente. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. O instrumento de produção de dados foi a entrevista semiestruturada, com os docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Quanto aos resultados, constatou-se que há uma deficiência na promoção de vivências e acolhimento no que concerne à saúde emocional, por parte da Secretaria Municipal de Educação do Município, para sanar as dificuldades encontradas pelos docentes. A pesquisa realizada mostrou que três dos docentes relataram não haver formação específica nessa área, ficando a critério de cada um, buscar ajuda sempre que necessário fosse. Apenas um afirmou ter havido palestras, referente ao assunto, e profissionais disponíveis para atender a demanda. Ficou evidente que há uma grande escassez no Município com relação às vivências de acolhimento voltadas para a área emocional dos docentes, deixando a desejar e atender de forma integral esses profissionais. Tendo aí a necessidade que esse pensamento deve ser revisto, repensado. Tendo em vista que a qualidade do ensino depende do trabalho do professor, por isso, essa situação precisa ser transformada. Os achados dessa investigação apontam para a necessidade de que ações dessa natureza venham a ser ofertadas, ou seja, que as vivências de acolhimento de professores contemplem informações sobre saúde emocional docente, pois até a data de realização desse estudo, estas ações são praticamente inexistentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleVivências de acolhimento dos docentes do município de Cajazeiras/PB: a saúde emocional em foco.pt_BR
dc.date.issued2023-11-22-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36163-
dc.date.accessioned2024-06-18T18:37:36Z-
dc.date.available2024-06-18-
dc.date.available2024-06-18T18:37:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectVivências de acolhimentopt_BR
dc.subjectAdoecimento docentept_BR
dc.subjectSaúde emocional docentept_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectDocentes - Cajazeiras-Município - Paraíbapt_BR
dc.subjectReception experiencespt_BR
dc.subjectTeacher illnesspt_BR
dc.subjectTeacher emotional healthpt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectTeachers - Cajazeiras-Municipality - Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPASSOS, Ana Raquel Rolim.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeExperiences of welcoming teachers in the city of Cajazeiras/PB: emotional health in focus.pt_BR
dc.identifier.citationPASSOS, Ana Raquel Rolim. Vivências de acolhimento dos docentes do município de Cajazeiras/PB: a saúde emocional em foco. 2023. 28f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente- Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Formação Docente para a Educação Básica - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA RAQUEL ROLIM PASSOS. ARTIGO ESPECIALIZAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA. CFP 2023.pdfAna Raquel Rolim Passos. Artigo Especialização em Formaçõa Docente para Educação Básica. CFP 2023.337.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.