Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35643
Title: Ações socioeducativas na prática ambiental: uma análise das atividades realizadas pelos agentes ambientais na cidade de Serra Branca - PB.
Other Titles: Socio-educational actions in environmental practice: an analysis of the activities carried out by environmental agents in the city of Serra Branca - PB.
???metadata.dc.creator???: MENESES, Thâmirys Bezerra de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA, Aldinete Silvino de.
Keywords: Educação ambiental;Prática ambiental;Agentes ambientais;Serra Branca-PB – ações ambientais;Meio ambiente;Ações socioeducativas;Environmental education;Environmental practice;Environmental agents;Serra Branca-PB – environmental actions;Environment;Socio-educational actions
Issue Date: 26-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MENESES, Thâmirys Bezerra de. Ações socioeducativas na prática ambiental: uma análise das atividades realizadas pelos agentes ambientais na cidade de Serra Branca - PB. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35643
???metadata.dc.description.resumo???: É por meio da Educação Ambiental (EA) que os indivíduos se reconhecem como parte integrante do meio ambiente e se tornam capazes de promover o desenvolvimento sustentável em suas ações. Por intermédio da EA, destaca-se a importância da construção de um pensamento crítico, integrado e reflexivo acerca das questões ambientais, possibilitando uma mitigação dos danos causados pelas práticas humanas. A pesquisa teve como objetivo mapear e descrever as ações que fomentem a educação ambiental no processo de ensino-aprendizagem dos Agentes Ambientais do município de Serra Branca – PB, bem como, descrever a importância da inserção da educação ambiental, como instrumento de ação na formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. A pesquisa está no âmbito da pesquisa qualitativa e envolveu (07) sete estudantes que atuaram como Agentes Ambientais, os quais foram submetidos às atividades teóricas e práticas. As atividades foram desenvolvidas durante o período de (06) seis meses, apoiadas nas vivências dos envolvidos e de acordo com as atribuições da própria Secretaria. A produção dos dados ocorreu através de observações e relato de experiência durante as ações realizadas. Foi verificado que o conhecimento sobre EA dos participantes, anteriormente ao curso, era limitado, o que implica dizer que a Educação Ambiental ainda é pouco estudada e/ou trabalhada no ambiente escolar e social.
Abstract: It is through Environmental Education (EA) that individuals recognize themselves as an integral part of the environment and become able to promote sustainable development in their actions. Through EA, the importance of building critical, integrated, and reflective thinking about environmental issues stands out, making it possible to mitigate the damage caused by human practices. The research aimed to map and describe the actions that promote environmental education in the teaching-learning process of Environmental Agents in the municipality of Serra Branca – PB, as well as, describe the importance of including environmental education as an instrument of action in the formation of citizens who are aware and knowledgeable about their commitment to sustainable development. The research is within the scope of qualitative research and involved seven (07) students who functioned as Environmental Agents, who were subjected to theoretical and practical activities. The activities were developed over a period of six (06) months, based on the experiences of those involved and in accordance with the responsibilities of the Secretariat itself. Data production occurred through observations and reports of experience during the actions performed. It was found that the participants' knowledge about EA, prior to the course, was limited, which means that Environmental Education is still little studied and/or worked on in the school and social environment.
Keywords: Educação ambiental
Prática ambiental
Agentes ambientais
Serra Branca-PB – ações ambientais
Meio ambiente
Ações socioeducativas
Environmental education
Environmental practice
Environmental agents
Serra Branca-PB – environmental actions
Environment
Socio-educational actions
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências da Natureza.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35643
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THÂMIRYS BEZERRA DE MENESES - TCC ARTIGO ESP. NATUREZA CDSA 2024.pdfThâmirys Bezerra de Meneses - TCC Artigo Esp. Ensino de Ciências da Natureza e Matemática CDSA 20241.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.