Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35643
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMENESES, T. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4771674000912831pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.referee1IDCAVALCANTE, N. I. S.pt_BR
dc.contributor.referee2LIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.contributor.referee2IDLIMA, A. S.pt_BR
dc.description.resumoÉ por meio da Educação Ambiental (EA) que os indivíduos se reconhecem como parte integrante do meio ambiente e se tornam capazes de promover o desenvolvimento sustentável em suas ações. Por intermédio da EA, destaca-se a importância da construção de um pensamento crítico, integrado e reflexivo acerca das questões ambientais, possibilitando uma mitigação dos danos causados pelas práticas humanas. A pesquisa teve como objetivo mapear e descrever as ações que fomentem a educação ambiental no processo de ensino-aprendizagem dos Agentes Ambientais do município de Serra Branca – PB, bem como, descrever a importância da inserção da educação ambiental, como instrumento de ação na formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. A pesquisa está no âmbito da pesquisa qualitativa e envolveu (07) sete estudantes que atuaram como Agentes Ambientais, os quais foram submetidos às atividades teóricas e práticas. As atividades foram desenvolvidas durante o período de (06) seis meses, apoiadas nas vivências dos envolvidos e de acordo com as atribuições da própria Secretaria. A produção dos dados ocorreu através de observações e relato de experiência durante as ações realizadas. Foi verificado que o conhecimento sobre EA dos participantes, anteriormente ao curso, era limitado, o que implica dizer que a Educação Ambiental ainda é pouco estudada e/ou trabalhada no ambiente escolar e social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Natureza.pt_BR
dc.titleAções socioeducativas na prática ambiental: uma análise das atividades realizadas pelos agentes ambientais na cidade de Serra Branca - PB.pt_BR
dc.date.issued2024-03-26-
dc.description.abstractIt is through Environmental Education (EA) that individuals recognize themselves as an integral part of the environment and become able to promote sustainable development in their actions. Through EA, the importance of building critical, integrated, and reflective thinking about environmental issues stands out, making it possible to mitigate the damage caused by human practices. The research aimed to map and describe the actions that promote environmental education in the teaching-learning process of Environmental Agents in the municipality of Serra Branca – PB, as well as, describe the importance of including environmental education as an instrument of action in the formation of citizens who are aware and knowledgeable about their commitment to sustainable development. The research is within the scope of qualitative research and involved seven (07) students who functioned as Environmental Agents, who were subjected to theoretical and practical activities. The activities were developed over a period of six (06) months, based on the experiences of those involved and in accordance with the responsibilities of the Secretariat itself. Data production occurred through observations and reports of experience during the actions performed. It was found that the participants' knowledge about EA, prior to the course, was limited, which means that Environmental Education is still little studied and/or worked on in the school and social environment.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35643-
dc.date.accessioned2024-05-14T17:44:05Z-
dc.date.available2024-05-14-
dc.date.available2024-05-14T17:44:05Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPrática ambientalpt_BR
dc.subjectAgentes ambientaispt_BR
dc.subjectSerra Branca-PB – ações ambientaispt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectAções socioeducativaspt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEnvironmental practicept_BR
dc.subjectEnvironmental agentspt_BR
dc.subjectSerra Branca-PB – environmental actionspt_BR
dc.subjectEnvironmentpt_BR
dc.subjectSocio-educational actionspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMENESES, Thâmirys Bezerra de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocio-educational actions in environmental practice: an analysis of the activities carried out by environmental agents in the city of Serra Branca - PB.pt_BR
dc.identifier.citationMENESES, Thâmirys Bezerra de. Ações socioeducativas na prática ambiental: uma análise das atividades realizadas pelos agentes ambientais na cidade de Serra Branca - PB. 2024. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo (Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido), Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35643pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THÂMIRYS BEZERRA DE MENESES - TCC ARTIGO ESP. NATUREZA CDSA 2024.pdfThâmirys Bezerra de Meneses - TCC Artigo Esp. Ensino de Ciências da Natureza e Matemática CDSA 20241.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.