Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35417
Title: | Relatório: “fazer História é uma prática”. |
Other Titles: | Report: “doing History is a practice”. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Maria José da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | RANGEL, Maria do Socorro. |
Keywords: | Relatório de estágio - História;Ensino de História;Prática de ensino de História;Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG;Formação docente - História;Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB;Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB;Internship report - History;Teaching History;History teaching practice;Practical History Teaching Subject - UFCG;Teacher training - History;Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB;Bodocongó State College - Campina Grande - PB |
Issue Date: | 1998 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Maria José da. Relatório: “fazer História é uma prática”. 1998. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1998. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35417 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O' Estágio Supervisionado de Prática de Ensino do período 98.2, realizado na Escola Estadual de Iº e 2º graus Adem ar Veloso da Silveira. Constituiu-se num receptáculo de: sonhos, esperanças, alegrias, ideais, frustrações, ansiedades, medos e sobretudo realizações de uma prática pedagógica e experiências acumuladas ao longo do curso de licenciatura em História. Devido a amplitude das experiências, resolvemos fazer um recorte para trabalhar neste relatório. A escolha recaiu sobre uma questão muito discutida na atualidade que é a Ideia de Currículo. Portanto essa ideia serviu de orientação para o presente relatório. No primeiro capítulo discutimos as propostas de mudanças curriculares no Brasil, tomando como referência a nossa condição de educadores em história. No segundo capítulo procuramos fazer uma análise da ação docente frente a algum as questões: com o ele percebe a presença da disciplina na experiência escolar? Qual o compromisso do currículo com a construção de relações sociais na escola e a partir da escola? Tendo com o referência a discussão geral sobre currículo feita no capítulo anterior e a atuação dos docentes, a partir da experiência de alunos concluintes de uma Licenciatura. Enquanto que no terceiro capítulo farem os um relato das experiências no Estágio Supervisionado, realizado na Escola Estadual de I o e 2o graus Adem ar Veloso da Silveira. Ressaltando os problemas e as dificuldades. Porém superados através do trabalho em conjunto com os alunos da Prática de Ensino, com o apoio do professor Alarcon Agra e principalmente com a orientadora, professora Socorro Rangel, que possibilitou através de opiniões e sugestões o aprimoramento das aulas e a superação dos medos. |
Keywords: | Relatório de estágio - História Ensino de História Prática de ensino de História Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG Formação docente - História Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB Internship report - History Teaching History History teaching practice Practical History Teaching Subject - UFCG Teacher training - History Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB Bodocongó State College - Campina Grande - PB |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História Educação |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35417 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Relatórios de Estágio |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA JOSÉ DA SILVA - RELATÓRIO DE ESTÁGIO HISTÓRIA CH 1998.pdf | Maria José da Silva - Relatório de Estágio História CH 1998 | 4.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.