Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35367
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SOUTO, G. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LUIZ, Janailson Macêdo. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LUIZ, J. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5792661288577814 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Prática de Ensino de Iº e 2º graus, disciplina obrigatória do Curso de Licenciatura em História, tem por objetivo observar realidades educacionais, participação, docência e gestão no contexto educacional. O Estágio Curricular é caracterizado como uma atividade inclusa na disciplina de Prática de Ensino, cuja carga horária inclui também o planejamento, orientação paralela e avaliação de atividades, sendo realizado como um conjunto de práticas pré- profissionais, exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício. Através do estágio o docente tem oportunidades de desenvolver suas competências, analisando situações e propondo mudanças no ambiente educacional, assim como ter o processo de ensino-aprendizagem complementado mediante o aprimoramento profissional e pessoal. Isto por meio do contato direto com a realidade educacional da organização e funcionamento das escolas. Na medida do possível, deve o docente estagiário facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, adequando os mesmos às inovações tecnológicas, políticas e socioeconômicas, podendo ,a partir disso, desenvolver a criatividade, de modo a se tomar um profissional inovador e capaz de aprimorar modelos, métodos, processos e abordagens metodológicas alternativas, propiciando, numa dialética teórico-prática, a tradução do conteúdo ensino na Universidade para os níveis do Ensino proposto como habilitação do Curso de Licenciatura em História de forma crítica reflexiva. Assim, apresentaremos por meio deste relatório como se deu o processo de estágio em uma escola da rede pública paraibana, a saber a Escola Estadual de Ensino Médio Elpídio de Almeida, apresentando não só a escola, como também a dinâmica da disciplina de Prática do Ensino. Também serão expostos aqui os planos de aula elaborados para a atividade do estágio, um relato da aplicação destes. Ao final, encontram-se anexados a ficha de avaliação da professora regente da escola em que estagiei sobre minhas atividades, bem como uma ficha auto-avaliativa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Relatório final da prática de ensino. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35367 | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-05T21:09:20Z | - |
dc.date.available | 2024-04-05 | - |
dc.date.available | 2024-04-05T21:09:20Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Formação docente - História | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Disciplina a Prática de Ensino de História - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Relatório de estágio supervisionado - História | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Colégio Estadual da Prata - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - History | pt_BR |
dc.subject | History teaching practice | pt_BR |
dc.subject | Discipline and Practice of Teaching History - UFCG | pt_BR |
dc.subject | Supervised internship report - History | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Dr. Elpídio de Almeida State School - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.subject | Prata State College - Campina Grande - PB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUTO, Gabriela Barbosa de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Final report on teaching practice. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUTO, Gabriela Barbosa de. Relatório final da prática de ensino. 2011. 25f. Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35367 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Relatórios de Estágio |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GABRIELA BARBOSA DE SOUTO - RELATÓRIO DE ESTÁGIO CH 2011..pdf | Gabriela Barbosa de souto - Relatório de Estágio História CH 2011 | 1.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.