Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35275
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1PESSOA, Rodrigo Bezerra.-
dc.contributor.advisor1IDPESSOA, Rodrigo Bezerrapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290402081480027pt_BR
dc.contributor.referee1FREIRE, Noemi Paes.-
dc.contributor.referee2SOUZA, Marcos Assis Pereira de.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo analisar o uso de mapas mentais como estratégia metodológica no ensino de Geografia. Tomando como objeto de estudo esse o recurso de apresentação e sistematização visual de temáticas, o mapa mental. Esse recurso metodológico permite o estímulo à aprendizagem de conteúdo didáticos trabalhados na Geografia escolar. Apresenta como esse recurso pode ser aplicado nas aulas de Geografia, enquanto prática de ensino inovadora, sendo uma metodologia ativa que busque e valorize o protagonismo estudantil. O público-alvo destacado nesse estudo foram alunos de 8º ano do ensino fundamental da escola João Izidro de Sousa no município de Cachoeira dos Índios - PB. Cujo desenvolvimento da pesquisa ocorreu com base em um procedimento experimental para apresentação da eficácia dessa metodologia, que correlaciona criatividade e aprendizagem. Esse estudo tem como metodologia de pesquisa, abordagem qualitativa baseada em um procedimento experimental e aplicação de questionário para análise dos benefícios do recurso de mapas mentais no ensino de Geografia. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois a partir da aplicação desse recurso, constatou-se sua eficácia enquanto metodologia ativa para assimilação de conteúdos da disciplina geográfica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleO uso de mapas mentais como metodologia ativa no ensino de Geografia.pt_BR
dc.date.issued2023-12-05-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to analyze the use of mind maps as a methodological strategy in Geography teaching. As main object of study, mind maps are a feature of presentation and visual systematization of themes, which allows the stimulation of the learning of didactic content taught in Geography classes. It presents how this feature can be applied in Geography classes, as an innovative teaching practice, being an active methodology that seeks and values ​​the student protagonism. The target audience in this study are 8th grade students from João Izidro de Sousa school in Cachoeira dos Índios/PB. The development of the research was based on an experimental procedure to present the effectiveness of this methodology, which correlates creativity and learning. This study has as research methodology a qualitative approach based on an experimental procedure and the application of a questionnaire, in order to analyze the benefits of the mind maps feature in Geography teaching. The obtained results were satisfactory, as from the application of this resource, its effectiveness was verified as an active methodology for assimilating Geography subjects.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35275-
dc.date.accessioned2024-03-28T17:21:37Z-
dc.date.available2024-03-28-
dc.date.available2024-03-28T17:21:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectMapas mentaispt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectGeografia- metodologia de ensinopt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectMental mapspt_BR
dc.subjectActive methodologypt_BR
dc.subjectGeography- teaching methodologypt_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARIANO, Vanessa Félix.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of mind maps as an active methodology in teaching Geography.pt_BR
dc.identifier.citationMARIANO, Vanessa Felix. O uso de mapas mentais como metodologia ativa no ensino de Geografia. 2023. 41f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA FELIX MARIANO. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2023.pdfVanessa Felix Mariano. Monografia Geografia. CFP 2023.1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.