Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35257
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SANTOS, M. E. C. F. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5506146518411083 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | PESSOA, Rodrigo Bezerra. | - |
dc.contributor.advisor1ID | PESSOA, Rodrigo Bezerra | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | LORENZO, Ivalda Dantas Nobrega Di. | - |
dc.contributor.referee2 | SOUZA, Marcos Assis Pereira de. | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca analisar as dificuldades enfrentadas pelos recém-formados em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras. A pesquisa foi feita com quatro profissionais egressos do curso, que possuem no mínimo um ano de exercício na docência. Foi feita a caracterização dos participantes dessa pesquisa, para compreender como se dá a relação entre a teoria vista na formação inicial e a prática vivenciada pelos recém-formados, tal como identificar os pontos positivos e negativos vivenciados no dia a dia pelos professores e descrever tais situações que ganharam mais evidências citadas pelos professores participantes. Posto isso, tratando-se de uma pesquisa qualitativa, tivemos como percurso metodológico o mapeamento dos sujeitos da pesquisa; aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas; e a análise dos dados obtidos. Este estudo tem como principal embasamento teórico Silva (1997) Garcia (2008), Huberman (2000), Nóvoa (2000), Ramalho; Nuñez; Gauthier (2004); Romanowski (2012); Tardif (2000). Esta análise feita com os professores egressos evidencia o quão difícil e desafiador é este início de carreira docente, permeado pela insegurança e medo de atuar em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Geografia. | pt_BR |
dc.title | Início da docência: o que revelam os professores recém-formados em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande - CFP. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023-12-04 | - |
dc.description.abstract | This work seeks to analyze the difficulties faced by recent graduates in Geography from the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras campus. The research was carried out with four professionals who graduated from the course, who had at least one year of teaching experience. The participants in this research were characterized to understand how the relationship between the theory seen in initial training and the practice experienced by recent graduates occurs, such as identifying the positive and negative points experienced on a daily basis by teachers and describing these situations that gained more evidence cited by the participating teachers. That said, in the case of qualitative research, our methodological approach was mapping the research subjects; application of a questionnaire with open and closed questions; and analysis of the data obtained. this study has asits main theoretical basis Silva (1997) Marcelo Garcia (2008), Huberman (2000), Nóvoa (2000), Ramalho; Nuñez; Gauthier (2004); Romanowski (2012); Tardif (2000). This analysis carried out with former teachers highlights how difficult and challenging this beginning of a teaching career is, permeated by insecurity and fear of working in the classroom. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35257 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-27T15:50:59Z | - |
dc.date.available | 2024-03-27 | - |
dc.date.available | 2024-03-27T15:50:59Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Iniciação à docência | pt_BR |
dc.subject | Carreira docente | pt_BR |
dc.subject | Professores iniciantes | pt_BR |
dc.subject | Geografia- iniciantes à docência | pt_BR |
dc.subject | Professor de geografia | pt_BR |
dc.subject | Initiation to teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching career | pt_BR |
dc.subject | Beginning teachers | pt_BR |
dc.subject | Geography - beginners to teaching | pt_BR |
dc.subject | Geography teacher | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Eugenia Maria Cavalcante. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Beginning of teaching: what newly graduated teachers in Geography from the Federal University of Campina Grande - CFP reveal. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Eugênia Maria Cavalcante. Início da docência: o que revelam os professores recém-formados em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande - CFP. 2023. 33f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Geografia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EUGENIA MARIA CAVALCANTE SANTOS. MONOGRAFIA GEOGRAFIA. CFP 2023.pdf | Eugênia Maria Cavalcante Santos. Monografia Geografia. CFP 2023. | 587.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.