Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35232
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, S. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5095819918609488pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUZA, A. C. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3281006839381741pt_BR
dc.contributor.referee1AGRA DO Ó, Alarcon.-
dc.contributor.referee1IDAGRA DO Ó, A.pt_BR
dc.contributor.referee2DONATO, Eronides Câmara.-
dc.contributor.referee2IDDONATO, E. C.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho consiste em um relatório monográfico. Nesse discutirei algumas questões direcionadas as novas dimensões propostas pelo pensamento pós-estruturalista ou pós-moderno na área da educação. Não pretendo aqui defender nenhuma postura teórico-metodológica, mas analisar de forma sucinta as possibilidades e impossibilidades de exercer práticas propostas por esse pensamento pós-crítico fora dos muros da Universidade, mais especificamente nas escolas públicas. O relatório está dividido em três partes que seguem as seguintes discussões: na primeira parte "O ensino de História e seus lugares de saber", faço uma retrospectiva sobre as várias concepções que o ensino de História foi submetido ao longo do tempo até os dias atuais. Na segunda parte, "A prática na prática", discuto um pouco sobre minha prática numa instituição pública procurando mostrar as dificuldades de se exercer algumas posturas metodológicas pensadas por nós dentro da Universidade. Terceira e última parte "Uma nova prática" (?), tento mostrar como foi pensada e desenvolvida uma outra prática de ensino de História permeada por essa concepção pós-estruturalista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDiscursos, tramas, subjetividades no ensinar e no aprender.pt_BR
dc.date.issued2008-10-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35232-
dc.date.accessioned2024-03-26T00:04:27Z-
dc.date.available2024-03-25-
dc.date.available2024-03-26T00:04:27Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação - pensamento pós-estruturalistapt_BR
dc.subjectPensamento pós-estruturalista - educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducation - post-structuralist thinkingpt_BR
dc.subjectPost-structuralist thought - educationpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Silvia Tavares da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDiscourses, plots, subjectivities in teaching and learning.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Silvia Tavares da. Discursos, tramas, subjetividades no ensinar e no aprender. 2002. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35232pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVIA TAVARES DA SILVA - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2002.pdfSilvia Tavares da Silva - TCC Lic. História CH 20024.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.