Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35225
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | RODRIGUES, A. M. S. G | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SOUZA, A. C. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3281006839381741 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | DONATO, Eronides Câmara | - |
dc.contributor.referee1ID | DONATO, E. C. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. | - |
dc.contributor.referee2ID | CAVALCANTE NETO, F. T. | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4641855432861816 | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir de meados do século XX foram verificadas sensíveis mudanças no fazer historiográfico, principalmente com as contribuições do grupo francês da Escola dos Annales. Objetivamos neste trabalho apresentar os reflexos dessas modificações da historiografia no ensino de História, mostrando que teoria e pratica estão imbricadas. Nossa proposta e refletir sobre a História Temática, uma das novas abordagens metodológicas para o ensino de Historia, em três momentos. No primeiro deles procuramos tragar algumas considerações teóricas sobre as mudanças ocorridas na historiografia, buscando analisar como estas se refletem na pratica de ensino. Em seguida, não esquecendo a importância dos livros didáticos, que são um dos instrumentos mais utilizados no cotidiano escolar, analisamos exemplares editados nas ultimas duas décadas - 1990 e 2000 - a fim de verificarmos se na historiografia didática estão sendo inseridas as inovações teórico-metodológicas da História, bem como tecendo reflexões quanto aos usos desse material didático pelos historiadores-professores. Por fim, diante das dificuldades no oficio dos historiadores-professores - como falta de subsídios e carga horaria excessiva - pensamos em apresentar uma proposta de ensino temático de Historia, mostrando como esta pode ser feita e os recursos metodológicos que podem ser utilizados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | História temática: uma nova abordagem no ensino de História. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35225 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T21:35:33Z | - |
dc.date.available | 2024-03-25 | - |
dc.date.available | 2024-03-25T21:35:33Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | História temática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de História | pt_BR |
dc.subject | Análise de livro didático - História | pt_BR |
dc.subject | Thematic story | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | History textbook | pt_BR |
dc.subject | Textbook analysis - History | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | RODRIGUES, Anne Micheline Souza Gama. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Thematic history: a new approach to teaching History. | pt_BR |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Anne Micheline Souza Gama. História temática: uma nova abordagem no ensino de História. 2008. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35225 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História - CH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANNE MICHELINE SOUZA GAMA RODRIGUES - TCC LIC. HISTÓRIA CH 2008..pdf | Anne Micheline Souza Gama Rodrigues - TCC Lic. História CH 2008 | 5.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.