Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35203
Title: | Práticas de prevenção a saúde mental direcionadas aos alunos dos Campi da Universidade Federal de Campina Grande. |
Other Titles: | Mental health prevention practices aimed at students at the Campuses of the Federal University of Campina Grande. |
???metadata.dc.creator???: | JUSTINO, Pedro Victor Gonçalves. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
Keywords: | Ansiedade;Política de saúde mental;Transtorno mental;Plano Nacional de Assistência Estudantil- (Pnaes);Estudantes universitários – ansiedade;Universidade – Auxilio e programas;Anxiety;Mental health policy;Mental disorder;National Student Assistance Plan - (Pnaes);College students – anxiety;University – Aid and programs |
Issue Date: | 24-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | JUSTINO, Pedro Victor Gonçalves. Práticas de prevenção a saúde mental direcionadas aos alunos dos Campi da Universidade Federal de Campina Grande. 2023. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A ansiedade está diretamente relacionada ao desenvolvimento de diversas doenças mentais, afetando fisicamente e psicologicamente pessoas com diferentes níveis de instrução e grupos sociais, entre esses grupos estão os universitários. A Universidade é um espaço social de aprendizagem, mas, para algumas pessoas, pode ser uma fonte adicional de ansiedade, devido à pressão social e acadêmica do próprio processo. Sendo uma instituição de ensino, uma de suas ações é ter uma política de saúde mental. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou compreender quais ações são desenvolvidas na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), englobando a totalidade de seus campi, direcionadas ao atendimento dos discentes com esse transtorno e também a prevenção que é realizada pelas Unidades de Atendimento Psicológico. A partir disso, procurou-se analisar através das informações aferidas através de dados disponibilizados pelos coordenadores das respectivas unidades, quais são as ações adotadas e implementadas por cada campi, afim de garantir o cuidado com a saúde mental dos graduandos e sua prevenção. Para realizar a coleta dos dados foram enviados e-mails para os coordenadores com perguntas estritamente relacionadas ao funcionamento de setor, visando obter os dados necessárias para a realização da pesquisa, uma vez que grande parte das informações não estavam disponíveis no site da Universidade, sendo necessário a obtenção deles através dos responsáveis. Os resultados a partir das análises dos dados recolhidos foram organizados individualmente por campi, sendo possível observar que a instituição não se mostra omissa ou desatenta sobre as necessidades dos estudantes, todavia a fragilidade em alguns tópicos importantes ainda pode ser observada. Identificamos que alguns campi forneciam informações incompletas e vagas a respeito das ações de prevenção e atendimento para a alunos com transtornos mentais. Também identificamos não haver uma regularidade, assim como uma carência de profissionais direcionados ao atendimento psicológico. |
Abstract: | Anxiety is directly related to the development of various mental illnesses, physically and psychologically, affecting people with different levels of education and social groups, including university students. The university is a social space for learning, but for some people it can be an additional source of anxiety due to the social and academic pressure environment itself. As an educational institution, one of its measures is to have a mental health policy. In this sense, this research aims to understand which actions are developed at the Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), involving the entirety of its campies, focusing at assisting students with this disorder and also the prevention carried out by the Psychological Care Units. From this, we sought to analyze, through the information’s and data given by the coordinators of the respective units, what actions were adopted and implemented by each campi, in order to guarantee care for the mental health of undergraduate students and its prevention. To collect the data, e-mails were sent out to the coordinators with questions strictly related to the functioning of the sector, trying to obtain the necessary data to carry out the research, since most of the information was not available on the University website, and it was necessary to obtain from those responsible for it. The results from the data analyses were organized individually by campi, making it possible to observe that the institution is not silent or inattentive to the needs of students, however, it was also possible to identify some deficiency on some important topics. We identified that some campies provided incomplete and vague information regarding prevention and care actions for students with mental disorders. We also identified that there is no regularity, as well as a lack of professionals dedicated to psychological care. Keywords: |
Keywords: | Ansiedade Política de saúde mental Transtorno mental Plano Nacional de Assistência Estudantil- (Pnaes) Estudantes universitários – ansiedade Universidade – Auxilio e programas Anxiety Mental health policy Mental disorder National Student Assistance Plan - (Pnaes) College students – anxiety University – Aid and programs |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Ciências Biológicas. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35203 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PEDRO VICTOR GONÇALVES JUSTINO. MONOGRAFIA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. CFP 2023.pdf | Pedro Victor Gonçalves Justino. Monografia Ciências Biológicas. CFP 2023. | 605.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.